Goioerê, terça-feira, 30 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
11/02/2017

Síndrome do olho seco

Síndrome do olho seco

A síndrome do olho seco geralmente é causada por anomalias das glândulas lacrimais que impedem a produção adequada de lágrimas. Sintomas como queimação e ardência nos olhos são comuns e podem ser desencadeados por diversos fatores. Os olhos têm uma lubrificação natural chamada lágrima ou filme lacrimal, que lubrifica e protege nossos olhos contra micro-organismos estranhos. As lágrimas são produzidas nas glândulas lacrimais e compostas por água, sais minerais, gorduras e proteínas. 

O olho seco pode ser uma complicação de doenças que afetam o sistema imunológico, tais comoSíndrome de Sjögren, Síndrome de Stevens Johnson e Penfigóide Cicatricial. Além disso, doenças autoimunes como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide, doenças inflamatórias como esclerodermia e rosácea, além de doenças neurodegenerativas, como o Parkinson, podem desencadear crises de olho seco. Acredita-se que essas doenças possam causar alterações na produção ou qualidade das lágrimas, favorecendo o sintoma.

Fonte: Dr. Eduardo M. Otani

Dr. Eduardo M Otani

Dr. Eduardo M Otani

Escreve sobre Medicina e Saúde

Dr. Eduardo Mitsugu Otani
Formado pela FMUSP (USP) em 1977.
Residência Médica na (USP) em Cirurgia Geral.
Residência Médica na (USP) em Endoscopia.
Médico do Hospital Santa Maria de Goioerê desde 1981.
(USP) Universidade de São Paulo.
Atendimento no Hospital Santa Maria , com consultório anexo , 24 horas.
Serviço de Endoscopia Digestiva Alta no Hospital.

teste

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal