Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

23/03/2020

Vacinação contra a gripe começa em todo o Paraná

Vacinação contra a gripe começa em todo o Paraná

Começou nesta segunda-feira, 23, a vacinação contra a gripe em todo o Paraná. Além das 1.800 salas de vacinas distribuídas nos 399 municípios, a Secretaria de Estado da Saúde recomendou às prefeituras, antecipadamente, que neste ano adotem estratégias de vacinação diferenciadas, chamada de extramuros, com a instalação de pontos de vacinação fora das Unidades de Saúde.

“Estamos seguindo as orientações do Ministério da Saúde e considerando o atual cenário epidemiológico do coronavírus”, ”, informa o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. “Solicitamos aos municípios para ampliarem os locais de vacinação, com o objetivo de evitar grandes aglomerações de pessoas nos postos de saúde. “Tomamos esta medida em parceira com a Associação dos Municípios do Paraná”, explicou.

A Secretaria da Saúde enviou esta recomendação às 22 Regionais de Saúde para que apoiem os municípios nestas ações de ampliação. “Entre os possíveis espaços que podem ser utilizados nesta campanha, indicamos a utilização da estrutura física de escolas ou faculdades, que neste momento estão sem aulas. Indicamos, ainda, parcerias com empresas, comércio, instituições como Senai, Sesi, Sesc, Senac, Rotary e conselhos profissionais”, explica a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

“Recomendamos ainda a vacinação em domicílio para idosos acima de 70 anos, de acordo com a capacidade operativa do serviço municipal de saúde”, complementa a diretora.

FASES -  A campanha seguirá até 22 de maio. Nesta primeira fase, a Campanha Nacional é dirigida aos idosos, a partir de 60 anos, e aos profissionais da saúde. A decisão de se iniciar a campanha por estes grupos é uma medida de proteção já que estas pessoas estão mais vulneráveis e expostas às contaminações.

Na segunda fase, a partir de 16 de abril, a imunização abrangerá professores, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas em outras condições clínicas especiais.

A terceira fase da campanha de imunização contra a gripe terá início no dia 9 de maio, contemplando crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

METAS – A meta do Governo Estadual é atingir cobertura vacinal de 90% da população alvo, estimada em 3,844 milhões de pessoas.

Na Campanha Nacional de 2019, o Paraná registrou cobertura de 87,3% do público-alvo. Os grupos de professores, indígenas, idosos e puérperas apresentaram índices acima de 98%. O grupo dos professores ultrapassou os 110%, chegando a 104,22%.

Já os grupos de crianças, gestantes, e trabalhadores da saúde ficaram abaixo do estimado e devem ser intensificados neste ano.

Até o momento, o Paraná recebeu do Ministério da Saúde 522 mil doses da vacina contra a Influenza.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal