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24/01/2020

Ginástica para o cérebro melhora sintomas de ansiedade

Ginástica para o cérebro melhora sintomas de ansiedade

Estamos no mês do Janeiro Branco – dedicado a salientar a importância de manter a saúde mental. Um dos maiores transtornos enfrentados atualmente a nível mundial é a ansiedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com 18,6 milhões de brasileiros convivendo com o transtorno.

De acordo com um estudo canadense realizado na Universidade de Waterllo, o controle da ansiedade pode melhorar o funcionamento da memória. Para relaxar, controlar as emoções e ao mesmo tempo estimular esta habilidade, a ginástica para o cérebro pode ser uma grande aliada.

Esse estudo mostra que a ansiedade a níveis moderados pode ser alavanca para melhorar nossa capacidade de reter mais informações, fazendo com que seja um fator positivo. E altos níveis de ansiedade podem fazer com que tenhamos mais pensamentos negativos, impactando na nossa memória e impedindo a formação de novas memórias e experiências.

Nós chamamos de ginástica para o cérebro o conjunto de atividades que promovem novidade, variedade e desafio crescente, que fazem com que os neurônios formem novas ligações entre si, ativando as habilidades cognitivas, entre elas, a memória.

“O cérebro é como um músculo do corpo, quanto mais ele é exercitado, melhor é sua performance. E quem pensa que os exercícios para o cérebro são chatos e cansativos, está muito enganado. A prática promove ainda o relaxamento por se tratarem de atividades divertidas e estimulantes”, conta Solange Jacob, Diretora Acadêmica Nacional do Método SUPERA, uma rede de escolas especializada e pioneira emginástica para o cérebro no Brasil.

Uma das ferramentas de ginástica para o cérebro do curso é o ábaco, uma ferramenta oriental para cálculos. Com a sua prática, é possível controlar a ansiedade, desenvolver o raciocínio lógico e a atenção sustentada, que é a porta de entrada para a memorização.

“Ao fazer o ábaco, os pensamentos se dispersam. Quando vou fazer as atividades após as contas, me sinto mais leve. O SUPERA vai além de ajudar nas habilidades, também é uma ótima terapia porque me ajudou a pensar e agir de forma positiva”, conta Áurea Parin, 81 anos, aluna do SUPERA Curitiba Santa Felicidade.

Este foi o caso também do aluno Neulton Coelho, de 77 anos, aluno do SUPERA Niterói (RJ). “O SUPERA ajuda a reduzir minha ansiedade. O ábaco foi primordial para a minha disciplina e atenção, melhorando minha saúde emocional. As dinâmicas também têm me fortalecido, favorecendo minhas convivências e me fazendo refletir sobre a vida. A minha ansiedade foi vencida no SUPERA.

Além da prática de exercícios para o cérebro, Solange indica ainda outras atividades que contribuem para o controle da ansiedade: exercícios físicos, prática de terapia ou de meditação são algumas alternativas que ajudam na administração dos níveis de ansiedade e ajudam a manter uma saúde mental de qualidade.

“Para ter uma vida saudável, não se pode deixar o cérebro nem o corpo de lado. É preciso praticar atividades físicas regularmente, dormir bem, beber muita água, ter uma alimentação balanceada e não se esquecer do órgão mais importante do nosso corpo. Exercitá-lo com desafios na medida certa é o grande segredo para a longevidade”, diz Antônio Carlos Perpétuo, presidente e fundador do Método SUPERA, rede de academia de ginástica para o cérebro.

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Av. 19 de Agosto, 971 - Centro - Goioerê, PR | 44.3522-1853/99929-6295

 

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Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | SUPERA GOIOERÊ

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