Goioerê, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Brasil

09/11/2019

Lençóis Paulista apresenta CEP Rural e Cidade 10 a gestores públicos do Paraná

Lençóis Paulista apresenta CEP Rural e Cidade 10 a gestores públicos do Paraná

Lençóis Paulista, localizada no centro-oeste do Estado de São Paulo e com mais de 66 mil habitantes, tem se destacado quando o assunto é apostar na tecnologia como forma de melhorar a gestão pública. Conhecida como "Cidade do Livro", por ter a maior biblioteca do interior de SP, Lençóis Paulista apresenta suas inovações tecnológicas em Cascavel, durante o 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que será realizado entre os dias 21 e 22 de novembro. O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Cascavel, por meio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec), é o principal do gênero para Prefeituras e tem como objetivo trazer soluções, principalmente, para os pequenos e médios municípios.

Em abril deste ano, o município lançou o CEP Rural, criado internamente pelos profissionais da Prefeitura, que funciona por meio do aplicativo Waze e oferece mais segurança para as pessoas que moram em áreas afastadas da cidade. A ferramenta possibilita a identificação das propriedades rurais, garantindo mais agilidade nos atendimentos de emergência feitos pelas Polícia Militar, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros. "Temos uma comissão que cuida do CEP Rural, indo nas propriedades para cadastrar, de forma gratuita, quem ainda não fez o cadastro pelo App que disponibilizamos. De 1.200 propriedades que temos na região, cerca de 500 já contam com os benefícios do programa", explica o secretário de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Lençóis Paulista, Matheus Guilhem Giacometti.

Outro destaque inovador de Lençóis é o Cidade 10. Desenvolvido em 2018, o projeto usa o WhatsApp como ferramenta para melhorar a comunicação com a população. De acordo com Giacometti, a ideia de criar o canal de comunicação direto entre cidadão e poder público surgiu da ineficiência das reclamações da população serem feitas apenas nas redes sociais da Prefeitura. "Tem dado certo. Todo dia chega mensagem e cada vez chega mais. Assim não é preciso ter uso de papel para as resoluções de problemas, entre outras vantagens", destaca o secretário de TI.

O canal recebe, por enquanto, reclamações como mato alto, buracos em ruas e avenidas, lixo jogado irregularmente, lâmpadas queimadas ou acesas de dia, vazamentos em áreas públicas, foco da dengue, etc. As informações do WhatsApp vão para um Aplicativo interno que distribui as tarefas para os funcionários da Prefeitura. Além dos projetos recentes, a cidade também conta com fibra óptica em quase toda a região, internet gratuita em mais de 40 pontos e videomonitoramento. Segundo Giacometti, para o futuro Lençóis se planeja para a transição total do papel para o digital e para o uso de drones e câmeras inteligentes.

Networking – Prefeitos e gestores de 80 municípios já estão inscritos para o Congresso que acontece na Fundetec. O diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, frisa que "eventos como esse são essenciais por proporcionar o contato com fornecedores de tecnologias e a interação entre os gestores municipais”. “É o meio ideal para ver a tecnologia como uma ferramenta estratégica que desenvolve localidades e facilita a vida de pessoas”, conclui. As inscrições são gratuitas para servidores públicos, universidades e entidades e podem ser feitas pelo http://congresso.redecidadedigital.com.br.

O 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da CTMGEO, Inovadora e 1DOC; patrocínio ouro da Inova Telecom, Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Softplan, InnovaCity, Sigma Telecom, Compras BR, Portais Públicos e E.TECH BRASIL; prata da Línea Mídia, Senografia, PlayTable, Pumatronix, EZNetworks, UniCesumar e Itvale Tecnologia/MoniCloud/Cidade Segura; bronze da Exati Tecnologia, além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Canal Gerência Pública, das Associações dos Municípios Entre Rios (Amerios), Cantuquiriguaçu (CANTU), Centro Sul do Paraná (AMCESPAR), Sudoeste do Paraná (AMSOP), Setentrião Paranaense (AMUSEP), Norte Pioneiro (AMUNORPI) e Campos Gerais (AMCG); Cascavel Convention & Visitors Bureau (CCVB), Hotel Ibis Cascavel, Hotel Plaza e Deville Express Cascavel.

Serviço:

7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

21 e 22 de novembro, em Cascavel

Local: Fundetec - Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico / Agrotec

BR 277 Km 573 - Trevo para São João

Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e academia:

http://congresso.redecidadedigital.com.br/

Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo congresso@redecidadedigital.com.br

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal