Goioerê, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

08/11/2019

Porto Rico tem praias de água cristalina, esportes náuticos e pesca

Porto Rico tem praias de água cristalina, esportes náuticos e pesca

Localizado no Noroeste do Paraná, a cerca de 173 quilômetros de Maringá, o município vem se tornando um destino cada vez mais procurado para férias e lazer nos fins de semana. Confira as principais atrações.

Localizado no Noroeste do Paraná, a cerca de 173 quilômetros de Maringá, o município de Porto Rico vem se tornando um destino cada vez mais procurado para férias e lazer nos fins de semana. O município de pouco mais de 3 mil habitantes é banhado pelo Rio Paraná, o que propicia aproveitar praias de água doce, a prática de esportes aquáticos, passeios de barco e lancha, além da pesca.

"Visitei Porto Rico recentemente e o lugar oferece cenários paradisíacos, com águas cristalinas e muita aventura", diz o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes. "É uma ótima opção para quem quer se banhar e fugir do calor, mais uma excelente possibilidade de se divertir, além do nosso Litoral".

Bem diante da área urbana, a praia de Porto Rico, numa ilha do Rio Paraná, tem areia bem clara, água doce cristalina e na maior parte do ano com temperatura agradável. A cidade também se destaca como uma das mais quentes do Estado, com temperatura média de 35ºC.

No verão, Porto Rico atrai milhares de turistas. A prainha, como é conhecida, acolhe vistantes de várias regiões do Paraná e também de outros estados. De acordo com a prefeitura, a população da cidade chega a 14 mil pessoas na temporada, movimentando hotéis, pousadas, restaurantes e serviços turísticos.

PASSEIOS AQUÁTICOS – Porto Rico oferece também ótimas opções de aventuras aquáticas e passeios por locais inusitados. Entre eles, o encontro das águas dos rios Paraná e Curutuba – este já no Mato Grosso do Sul. Diversas empresas ofertam outros passeios, com roteiros pelos rios Paraná, Paranapanema, Bahia e Ivinhema, além da eclusa de Rosana. Passeios de jet-ski são outra opção que agrada os visitantes.

O local é famoso também como polo de pesca amadora. Por conta disso, hoje Porto Rico tem a segunda maior frota de barcos de passeio do Estado e sete marinas.

MERGULHO - Para quem gosta de aventura embaixo d'água, o município tem locais para mergulho com cilindro onde podem ser contempladas pelo menos 30 espécies de peixes. A melhor época para a prática no Rio Paraná é entre maio e outubro, quando chove pouco na região e aumenta muito a visibilidade.

É possível contratar operadoras de mergulho para apreciar as belezas submersas, e até mesmo aprender técnicas para quem nunca mergulhou antes – é o chamado batismo de mergulho, que pode chegar a 20 metros de profundidade, para quem já tem experiência, e acontece em uma encosta de pedras.

Também encanta os visitantes o contato com o maior peixe da região, o jaú. Ele tem o corpo revestido de couro, em vez de escamas, e pode chegar a quase dois metros de comprimento, passando dos 100 quilos. O peixe é tão dócil que permite que os mergulhadores cheguem bem perto – um encontro registrado com orgulho por quem tem essa oportunidade.

Em Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná, o destaque é a Festa do Padroeiro, com missa no cenário à beira-rio, além de concursos de pesca, como o que acontece no começo de maio para comemorar a Festa do Jaú.

Conheça outras praias da região

Praia de Santa Rosa – É uma das mais movimentadas da cidade, com águas cristalinas e de temperatura agradável.

Praia do Carioca – Para quem quer fugir da agitação, tem um ambiente mais reservado e cenário de um verde exuberante por conta suas matas preservadas.

Praia Cabeça da Ilha Mutum – É possível contemplar a área entre o leito do Rio Paraná e a divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Em períodos mais secos, conhecidos como rio baixo, forma-se uma piscina natural, com água morna e límpida. 

Praia do Toco – Localizada na Ilha Marilena, se forma quando o Rio Paraná está baixo, geralmente na temporada de verão.

Praia do Porto São José – Conhecida como a praia mais urbana de Porto Rico, possibilita aproveitar os serviços do município, além de atrativos naturais.

BOX Portal Viaje Paraná concentra informações sobre atrações no Estado 

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura e pela TV Paraná Turismo, o Portal Viaje Paraná (http://www.viajeparana.com) concentra todas as informações turísticas das cidades paranaenses que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro. O site tem dicas e roteiros de viagem para mais de 120 municípios, número que deve crescer até o final do ano.

A plataforma é atualizada diariamente com dicas de passeios, hospedagem e gastronomia, além de trazer fotos e vídeos dos locais que podem ser visitados. Há opções para todos os gostos e bolsos, do turismo religioso a destinos para famílias e casais, além de alternativas de aventura, natureza e praia. Possui ainda páginas exclusivas sobre o Litoral, com informações gerais sobre lugares mais visitados.

O portal oferece também um calendário com as principais festas e atrações das cidades paranaenses. Outro diferencial é a possibilidade de verificar a quilometragem de um ponto a outro por meio da calculadora de distâncias, o que permite programar melhor o roteiro desejado. A página está disponível em português e já conta com 70 destinos traduzidos para o inglês. O acesso pode ser via computador, tablet ou celular.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E TURISMO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal