Goioerê, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

19/10/2019

Cuidados com a Pele Sensível

Cuidados com a Pele Sensível

A pele sensível exige cuidados redobrados, pois é fina, frágil e delicada. Tem pouca oleosidade e, por isso, adquire aparência áspera e com tendência à formação de rugas. Outra característica da pele sensível é a irritabilidade: elas são muito sensíveis às mudanças climáticas e ao uso de cosméticos. Normalmente, desenvolvem vermelhidão, ardor, prurido e manchas — além de também serem muito propensas à descamação.

Os produtos utilizados devem ser específicos para peles sensíveis para evitar que ocorra alergia ou intolerância aos cosméticos. De um modo geral as peles claras têm mais tendência a apresentar sensibilidade.

Cuidados com a Pele Sensível

Na hora de higienizar a pele, evite sabonetes comuns: peles sensíveis precisam de cuidados especiais em todas as etapas, desde a limpeza. Os produtos devem ser livres de substâncias irritantes e conter ingredientes calmantes que reforcem a barreira de defesa natural da pele, estimulem a renovação celular e equilibrem os níveis de umidade. Quaisquer produtos que causem irritação, desconforto, coceiras, vermelhidão ou outros sintomas anormais devem ter seu uso suspenso. Por isso, opte por formulações suaves e livres de parabenos, fragrância, álcool ou corantes.

Evite usar muito esfoliante, pois pode agredir a pele. Quando usar o esfoliante, lembre-se de não esfregar com força. Procure suavizar a pele e reequilibrar o seu pH natural com um tônico que conforte, alivie e hidrate, promovendo maciez da mesma.

Para peles sensíveis, hidratantes à base de água ou específicos para este tipo de pele são os mais recomendados. Hidratar a pele, principalmente pela manhã, é essencial para fortalecê-la contra os agentes externos com os quais terá contato durante todo o dia.

Peles sensíveis não devem ser expostas ao sol durante muito tempo, principalmente sem a utilização de protetor solar. A luz do sol pode ser nociva e causar efeitos ainda mais graves em peles sensíveis, como queimaduras e alergias solares, além do envelhecimento e ressecamento da pele. Como todos os outros produtos, o filtro solar também tem que ser livre de compostos que possam causar irritação e alergias. As versões mais indicadas são as minerais ou em pó.

Cuidados pela Manhã

A dica é hidratar bem a pele para suportar as ações externas sem ficar ainda mais sensível ao longo do dia.

- Limpe a pele com um fluido de limpeza, para não causar irritação. Um bom exemplo é a água micelar.

- Passe um hidratante para o rosto. Produtos com chá verde ou chá branco na fórmula agem como anti-inflamatórios e ajudam a resolver o problema mais rápido.

- Aplique um filtro solar de fórmula leve. Se for usar maquiagem, prefira as do tipo mineral, que não irritam a pele.

Cuidados à Noite

- Lave o rosto com sabonete próprio para pele sensível. Se preferir, use um demaquilante em óleo.

- Limpe a pele com uma loção ou fluido de limpeza. A água micelar é uma boa pedida. Também pode ser usada a água termal.

- Esqueça o adstringente: sua pele está muito sensível, até mesmo para fórmulas com pouco ou sem álcool.

- Passe um hidratante à base d’água, que hidrata a pele sem deixá-la oleosa.

- Caso você tenha algum produto de tratamento para descamações ou outros problemas, essa é a melhor hora para aplicá-lo e deixá-lo agir durante o sono.

Utilize sempre produtos específicos para pele sensível.

Dicas para Peles Sensíveis

- Na hora da maquiagem, prefira o pó facial e mineral. Esse tipo de maquiagem ajuda remover o brilho, e não tem químicas e conservantes o que diminui a chance de irritação da pele.

- Evite cosméticos resistentes à água. Esses produtos necessitam de um solvente para removê-los que também remove sebo, a substância oleosa feita pelas glândulas sebáceas da pele. Sem esta barreira oleosa a pele fica exposta a potenciais irritantes que podem causar irritação.

- Não utilize cosméticos vencidos. Os produtos de maquiagem vencida podem deteriorar ou ficar contaminados.

- Cuidado com o protetor solar. Para as peles sensíveis, os produtos contidos nos protetores (óxido de zinco ou dióxido de titânio) podem irritar a pele.

- Peles sensíveis sofrem com coceiras, irritações e vermelhidão. Compressas geladas de chá verde ou de soro fisiológico atuam como anti-inflamatórios, reduzindo esses sintomas e a coceira. A água gelada causa a vasoconstrição (fechamento dos vasos), reduzindo a vermelhidão do rosto. Evite banhos quentes, esfoliações, produtos com álcool e esfregar o rosto com agressividade. Para completar, utilizes máscaras calmantes e descongestionantes.

O uso de ácidos deixa a pele mais sensível?

A pele sempre fica mais sensibilizada ao usar ácidos: ela resseca, fica avermelhada, coça e descama. Isso geralmente ocorre em quem está começando a usar o ativo. Mas se você já usa ácido retinoico há tempos e só agora ficou com a pele sensível, o culpado pode ser o exagero na quantidade aplicada ou o clima frio. No frio, a pele resseca e pode dificultar o uso do ácido.

A pele sensível, que arde e inflama ao entrar em contato com substâncias fortes demais, funciona como um alerta do organismo. O seu oposto, a pele resistente, é mais difícil de tratar. Como tem uma barreira sólida contra os agentes externos, tolera bem qualquer produto. Mas poucos cremes ou loções são concentrados o suficiente para penetrar nesse tipo de pele e produzir o efeito desejado, seja hidratar, seja atenuar rugas.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | SAÚDE E BELEZA

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal