Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Goioerê

17/10/2019

Emater instala coletores de esporos para manejo da ferrugem asiática na Soja.

Emater instala coletores de esporos para manejo da ferrugem asiática na Soja.

Na região de Campo Mourão um grupo de 16 extensionistas do Instituto Emater tem como trabalho prioritário o projeto grãos, assistindo mais de 800 produtores com área superior a 12.000 hás. O mip- manejo integrado de pragas e o mid- manejo integrado de doenças estão entre as principais ações programadas.

Dentre as doenças, aferrugem asiática é a principal, a doença é causada por um fungo, que é facilmente disseminado pelo vento e por isso requer muita atenção dos agricultores e técnicos para o seu monitoramento e controle.

Com o objetivo de identificar a presença de esporos da ferrugem no campo antes mesmo dos sintomas nas folhas, a EMATER terá instalado 21 coletores de esporos na região, que são equipamentos simples, porém de grande eficiência, ele é feito com ferro e plástico, e o seu interior possui uma lâmina de microscopia, as correntes de vento espalham os esporos do fungo, que ao passarem pelo coletor, ficam aderidos na lâmina, que são encaminhadas para leitura em microscópio, quando se busca a presença dos esporos da ferrugem, a identificação dos esporos associada às condições climáticas indica o momento de realizar a primeira aplicação de fungicida para combater a doença.

O monitoramento da ferrugem com o uso dos coletores faz parte do Programa de Manejo Integrado de Doenças (MID) que vem sendo executado pela EMATER em vários municípios do Paraná, em parceria com os agricultores e apoio de diversas instituições de ensino e pesquisa, a Embrapa acompanha o uso e os resultados do monitoramento pelos coletores e comprova sua eficiência.

Os coletores de Goioerê estarão instalados nas comunidades Água Branca do Cascalho e Fonte Azul e serão monitorados pelo extensionista Everton C. R. Souza.

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | JAIRO TOMAZELLI | Unidade Local Emater de Goioerê.

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal