Goioerê, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

09/09/2019

Circuito Paranaense de Vôlei de Praia abre disputas da etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza

Circuito Paranaense de Vôlei de Praia abre disputas da etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza

As disputas do Circuito Paranaense de Vôlei de Praia abriram na sexta-feira, 06, a etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza, na cidade de Terra Roxa. A Arena montada no Jardim Ecovile recebeu a competição na categoria sub-19, definindo, após 26 jogos, as equipes que avançaram à reta final da disputa.

O torneio masculino chegou as quartas de final, reunindo representantes das três principais cidades que despontam na modalidade no Estado, em jogos que acontecem neste sábado, 07. 

Com uma das maiores equipes na disputa estadual, Londrina compete por uma vaga à semifinal a partir das 09h, com as duplas João Vitor/João e Thiago/Enzo, simultaneamente se enfrentam os maringaenses Lohan Ito/Vilsomar contra os curitibanos Kister/Jhon. Na sequência, as duas últimas vagas à semifinal serão decididas por quatro duplas de Maringá.  

Às 09h20 jogam Mateus/Gustavo x Mumú/Misael, e às 09h40 se encontram Patrick/Gabriel x Açaí/Guilherme. As semifinais e finais serão realizadas em seguida.

Bolsista do Programa Geração Olímpica, Patrick Miranda (18), é uma das revelações da modalidade. Natural de Cuiabá (MT), veste a camisa de Maringá, tendo conquistado nesta temporada medalha de bronze da 1ª etapa e ouro na 3ª etapa do Campeonato Brasileiro Sub-19. 

Com a Seleção Brasileira, já representou o país no Campeonato Mundial Sub-21, nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018, no Mundial Sub-19,disputa que figurou entre as oito melhores duplas da categoria no mundo, foi três vezes vice-campeão dos Jogos Sul-Americanos Sub-18 e é atual medalhista de bronze dos Jogos Sul-Americanos Sub-21. 

“Jogo bastante e isso fez com que eu adquirisse mais experiência na quadra, tivesse passes mais definidos, rodasse mais a bola, bem como passei a saltar mais e a jogar melhor. Treinamos bastante para jogar em alto nível e a bolsa que recebo do Estado e do município são muito importantes para continuar me dedicando ao esporte”, destacou.

No Paraná forma dupla com Gabriel Zuliani (17), atual campeão dos Jogos da Juventude. “A competição como uma das atrações dos Jogos de Aventura e Natureza trouxe uma competitividade maior ao torneio, gostamos muito da estrutura que foi montada aqui em Terra Roxa, além da premiação contar com valor em dinheiro, o que tornou a competição mais atrativa. Nos preparamos muito para estar aqui, estamos confiantes para buscar o 1º lugar”, declarou Gabriel.

Competição feminina

Duas vagas ao G4 da competição feminina seguem abertas. Em busca delas estão as duplas Emily/Ester, de Londrina, x Brunão/Manú, de Curitiba, e as paraguaias Adriane/Denise x Mell/Júlia, de Curitiba. Ao ganharem suas duas partidas, garantiram a classificação à semi as atuais campeãs Natália de Brito e Gabriela Correia, de Londrina, além de Mayara/Gi Gomes, de Maringá. As campeãs serão conhecidas na manhã deste sábado, na Arena do Jardim Ecovile.

Pela quarta vez consecutiva, a dupla londrinense chega à semifinal, despontando entre as melhores duplas do Estado. “Fomos evoluindo no decorrer dos jogos, estamos contentes pelos resultados alcançados, vamos buscar fazer a final mais uma vez”, disseram Natália e Gabriela, que estão jogando juntas pelo primeiro ano.

Ainda sem conhecer as adversárias, a técnica Ivomari Ramos afirma a dupla já conhece as equipes oponentes, mais é preciso cautela e estratégias bem definidas para enfrentá-las. “São as três principais cidades que trabalham o vôlei de praia no Paraná - Curitiba, Maringá e Londrina – que estão aqui competindo, elevando o nível das partidas. Conhecemos as equipes, mas ainda não sabemos contra quem vamos jogar, vamos tentar estudar um pouco mais nossas adversárias para que possamos montar uma estratégia para a semifinal”, expôs.  

Campeãs da 1ª e 3ª etapa, a dupla Geovana Gomes Santana e Mayara Lamin está confiante em levar mais um troféu pra casa. “Temos bom rendimento, uma boa técnica pra ganhar das outras equipes, não que elas sejam fracas, mas nós sabemos que temos potencial, viemos pra jogar, pra se divertir. Tudo que conquistamos até aqui é resultado do nosso treinamento, temos uma excelente estrutura pra treinar e os reflexos disso são possíveis de ver em nossa atuação dentro de quadra”, ressaltaram.

Com cinco duplas no masculino e uma no feminino classificadas a próxima fase da competição, o professor Juliano Mendes almeja fechar a etapa com o pódio masculino completo por maringaenses e com o ouro no feminino. “Temos um bom grupo, com atletas dedicados, com grandes chances de pódio, estamos trabalhando pra fechar o pódio masculino e pegar o ouro no feminino. Estamos confiantes pra próxima fase”, disse Mendes.

Jovens promessas da Capital paraguaia, as atletas Adriana Ediger (15) e Denise Margenstern (14) estão se preparando para daqui a três anos competirem nos Jogos Olímpicos da Juventude e veem na competição paranaense uma excelente oportunidade para aprimorar técnicas e jogar em alto nível. “Participarmos do Circuito Paranaense é muito importante para nós nessa preparação das meninas para ingressarem em competições internacionais, sabemos o quão difícil é, vimos essa competição como uma excelente oportunidade para adquirir experiência, somos gratos por nos permitirem jogar o Circuito. Em nível sul-americano, as competições do Brasil possuem maior competitividade e nós queremos competir contra os melhores, por isso estamos aqui”, elencou o técnico Wilfried Ediger, pai da jogadora Adriana.

Jogando quatro categorias acima, a dupla paraguaia veio em busca de aperfeiçoamento, a fim de estarem melhor preparadas para o Circuito Nacional do Paraguai. “Para nós é um grande desafio competir com atletas de categorias maiores, está nos trazendo muito experiência e nos ajuda a trabalhar o emocional também. Está sendo muito importante esse intercâmbio para o nosso crescimento enquanto atletas”, pontuaram.

Admirado com a arena montada para a competição, Ediger destacou que ao agregar a competição aos Jogos de Aventura e Natureza trouxe uma importância maior ainda ao avento. “Nota-se o que o vôlei do Paraná está se fortalecendo cada vez mais, o nível dos jogos é muito alto, se percebe que há preparação das equipes para competir e tornar a competição uma atração de um evento maior traz ainda mais relevância à disputa, estamos muito contentes de podermos estar aqui”, frisou.

No período da tarde iniciam as disputas da categoria adulta, que reúne 18 duplas no masculino e 10 no feminino. Acompanhe notícias diárias e fotos da competição no facebook Esporte Paraná.

Demais atrações

Ao lado da Arena foi montado um espaço com mesa de tênis de mesa, futebol de botão, cama elástica e quadra de mini futebol para que os participantes e público em geral possam se divertir nos intervalos das partidas.

O primeiro dia de disputas foi encerrando com uma apresentação circense das crianças do Projeto Crescer, arrancando muitos aplausos do público. A iniciativa atende mais de 100 crianças e adolescentes no Distrito Santa Rita d'Oeste.

Em paralelo ao Circuito Paranaense de Vôlei de Praia, acontecem na tarde deste sábado, a partir das 15h, uma apresentação de manobras do grupo de jipeiros de Terra Roxa e convidados. E no domingo (08.09), os atletas de motocross se encontram no município para a competição na categoria cross country.

A cerimônia de abertura acontece neste sábado, com início às 13h30, no Estádio Municipal de Mercedes. A programação inclui o show com A Banda que Voa, passeio cativo de balão, muro de escalada e slackline. Em Marechal Cândido Rondon, durante o dia todo serão realizadas clínicas esportivas no Lago Municipal e haverá uma palestra com sessão de autógrafos com o bicampeão olímpico Mauricio Lima. 

Às 15h, será realizado no Estádio Municipal de Pato Bragado a disputa do futebol das estrelas, enquanto Guaíra recebe no domingo a corrida rústica. Os Jogos de Aventura e Natureza - Etapa Lindeiros - são organizados pelo Governo do Paraná, com o patrocínio da Itaipu Binacional. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE ESPORTE DO PARANÁ

Circuito Paranaense de Vôlei de Praia abre disputas da etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza
Circuito Paranaense de Vôlei de Praia abre disputas da etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza
Circuito Paranaense de Vôlei de Praia abre disputas da etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza
Circuito Paranaense de Vôlei de Praia abre disputas da etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza
Circuito Paranaense de Vôlei de Praia abre disputas da etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza
Circuito Paranaense de Vôlei de Praia abre disputas da etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal