Goioerê, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

02/08/2019

Para se desligar: as melhores técnicas de relaxamento

Para se desligar: as melhores técnicas de relaxamento

O estresse, doença do século, muitas vezes nos põe à prova durante todo o ano. Para enfrentá-lo, aqui estão diferentes técnicas de relaxamento fáceis de adotar, em casa ou até mesmo no trabalho.

Respiração consciente

Inalar e exalar são atos espontâneos que são feitos quase 20 mil vezes por dia. Mas quando a ansiedade aperta, a respiração fica mais difícil. Nosso corpo, insuficientemente oxigenado, está exaurido. É menos resistente à pressão.

Para acalmar a mente, é preciso aprender a respirar com a barriga, em plena consciência. Sentado, inspire pelo nariz enquanto infla o abdômen. Concentre-se no fluxo de ar através dos pulmões. Então, sopre lentamente pela boca. Concentre a atenção na respiração e não nos pensamentos que surgem. Gradualmente, o relaxamento se instala.

Na prática: pratique o exercício três vezes ao dia para encontrar a calma interior. E use-o para desarmar o medo do palco antes de falar em público ou de uma reunião importante.

Junto ao coração

Sob a ação do estresse, o coração fica acelerado. Para desacelerar o ritmo, pode-se agir respirando junto ao sistema nervoso autônomo, aquele que governa as funções automáticas do corpo. Respirando na frequência de seis respirações por minuto sincronizamos o coração e os ritmos respiratórios: a pressão sanguínea diminui e nossa resistência ao estresse é fortalecida.

Na prática: para atingir a frequência 6/1, desenhe ondas em uma folha correspondentes à sua respiração. Faça a parte superior por cinco segundos e a inferior por outros cinco. Em três minutos, você deve ter 18 ondas. Com um pouco de treino, você pode facilmente encontrar o ritmo certo.

 

Meditação

"Meditar é cuidar de si mesmo, desenvolver a benevolência e silenciar suas ruminações internas, o que permite alcançar um relaxamento profundo e lutar contra os efeitos nocivos do estresse", diz Alexis Le Cornec, instrutor de meditação. Nada a ver com qualquer prática religiosa: a meditação é mais como uma terapia cognitiva efeitos narcóticos.

Na prática: meditar, fechar os olhos, respirar com calma, abrir os sentidos e silenciar seus demônios interiores. Para começar, aplicativos como Medite-se e Aura, disponíveis para iOS ou Android são boas ideias. Em São Paulo, a Casa Jaya, no bairro de Pinheiros, oferece sessões gratuitas de meditação contemplativa.

Riso

Segundo o neurologista Henri Rubinstein, um minuto de riso proporciona os mesmos benefícios de 45 minutos de relaxamento. É por isso que os seguidores da terapia do riso são mais serenos na vida de todos os dias. Rir estimula o diafragma. "Ele permite que você respire mais profundamente e reduza as emoções negativas, para que você possa se livrar do estresse", diz Corinne Cosseron, diretora da Escola Francesa do Riso.

Tratamento de spa anti-estresse

Quando o copo está realmente transbordando, é melhor tirar um pequeno parêntesis da pressão diária para relaxar profundamente. Aproveite a oportunidade para aprender a administrar melhor o estresse, para não deixá-lo invadir quando voltar à vida cotidiana.

Vários spas e centros de talassoterapia oferecem tratamentos específicos. O Rituaali, situado na cidade de Penedo, na divisa entre o Rio de Janeiro e São Paulo, tem duas ações: Controle do Estresse e Ansiedade e Estresse Crônico. Em Gramado, no Rio Grande do Sul, o Kurotel tem o método de Controle do Estresse e Ansiedade.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | MARIE CLAIRE

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal