Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Goioerê

12/03/2019

Presidente da AGODEF usa tribuna livre da Câmara Municipal e se emociona a pedir ajuda aos vereadores

Durante a Sessão da Câmara Municipal de Goioerê realizada nesta segunda-feira, 11, a presidente da AGODEF, Solange Dias, usou da tribuna livre para reivindicar um direito que foi conquistado depois de muita luta, mas foi retirado da entidade recentemente.

A AGODEF (Associação Goioerense de Deficientes Físicos), hoje tem cerca de 200 pessoas cadastradas, porém estima-se que existam mais de 5 mil portadores de deficiência na cidade, assim, a associação, criada em 1991, sempre teve como objetivo lutar pelos diretos e inclusão dessas população na sociedade, segundo Solange.

Uma das conquistas da entidade foi conseguir um funcionário cedido pela prefeitura para tratar de assuntos administrativos. Esse funcionário atuou na AGODEF por mais de 15 anos, sendo mantido em todas as gestões municipais, porém, recentemente, a Associação foi surpreendida com a retirada deste colaborador, causando a indignação da presidente e associados.

De acordo com a presidente, ao procurar a gestão municipal, foi informada que a lei que permitia a disponibilização do servidor da prefeitura para a associação foi derrubada por uma lei federal, mas ao pesquisar, ela constatou que essa lei, não contempla esse caso específico. Além disso, foi informado a ela que a mudança foi um pedido do Ministério Público, pois seria um desvio de função do servidor, desse modo a presidente entrou em contato com a promotoria que ao fazer a verificação constatou que o funcionário não estava em disfunção.

Contudo, a assessoria jurídica da prefeitura pediu à entidade que fossem feitos quatro planos de trabalho para o funcionário, mas todos foram recusadas.

Em seu discurso, a presidente relata que a associação não trabalhou em nenhuma campanha política durante eleições para prefeito e teme que isso tenha influenciado nessa decisão.

Por fim, a presidente agradece a comunidade e alguns empresários que estão ajudando a associação com doações para que o trabalho que eles consigam continuar os trabalhos. E ainda ressalta: “A AGODEF não é dos deficientes, a AGODEF é de todo mundo, porque ninguém sabe o dia de amanhã, ninguém sabe se vai ser deficiente, porque ninguém é deficiente porque quer!”

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal