Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Brasil

09/02/2019

Porque o diabético não deve consumir bebidas alcoólicas

Porque o diabético não deve consumir bebidas alcoólicas

O diabético não deve ingerir bebidas alcoólicas porque o álcool pode desequilibrar os níveis ideais de açúcar no sangue, alterando os efeitos da insulina e dos antidiabéticos orais, podendo provocar hiper ou hipoglicemia.

Quando o diabético ingere bebidas alcoólicas em excesso, como a cerveja, por exemplo, o fígado é sobrecarregado e o mecanismo de regulação da glicemia fica prejudicado. Porém, desde que o diabético esteja cumprindo uma dieta adequada e com os níveis de açúcar controlados, não necessita excluir completamente as bebidas alcoólicas do seu estilo de vida.

Quantidade máxima de álcool no diabetes

De acordo com a Associação Americana de Diabetes, a quantidade máxima de álcool que o diabético compensado pode beber por dia, sem fazer mal, é:

- 680 ml de cerveja com 5% de álcool (2 latas de cerveja);

- 300 ml de vinho com 12% de álcool (1 taça e meia de vinho);

- 90 ml de bebidas destiladas, como whisky ou vodka com 40% de álcool (1 dose).

Estas quantidades estão calculadas para o diabético do sexo masculino com os níveis de glicemia controlados, sendo que, no caso das mulheres, deve-se considerar metade das quantidades.

O que fazer para diminuir o efeito do álcool na diabetes

Para diminuir o efeito do álcool sobre a diabetes e evitar a hipoglicemia, não se deve beber com o estômago vazio, mesmo com a diabetes controlada e bebendo nas quantidades recomendadas. Por isso é importante que, quando o diabético ingere bebidas alcoólicas, coma também alimentos com carboidratos, como torradas com queijo e tomate, tremoços ou amendoins, por exemplo, para tornar a absorção do álcool mais lenta.

De qualquer forma, antes e depois de beber, é importante verificar a glicemia e corrigir os valores, caso necessário, de acordo com indicação do endocrinologista.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | TUA SAÚDE

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal