Goioerê, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Mundo

14/12/2018

Ex-primeiro-ministro do Sri Lanka será restituído ao cargo

Ex-primeiro-ministro do Sri Lanka será restituído ao cargo

Ranil Wickremesinghe, que havia sido destituído como primeiro-ministro do Sri Lanka, voltará oficialmente ao cargo dois meses após ter sido cassado pelo presidente do país, Maithripala Sirisena, o que gerou uma crise sem precedentes.

"O líder do Partido de União Nacional (UNP), Ranil Wickremesinghe, tomará posse como primeiro-ministro na manhã de domingo", disse à Agência Efe nesta sexta, 14, o porta-voz do partido e membro do Parlamento, Harin Fernando.

Wickremesinghe foi destituído no dia 26 de outubro como parte de um movimento surpresa do presidente Sirisena para romper a aliança de governo. Para o seu lugar foi nomeado o ex-presidente Mahindra Rajapaksa.

O anúncio do UNP sobre a restituição de Wickremesinghe chega poucas horas após a notícia de que Rajapaksa renunciará no sábado ao cargo de primeiro-ministro, o que abre uma porta para solucionar a profunda crise institucional que começou no Sri Lanka com a sua nomeação.

Wickremesinghe tinha se negado desde o princípio a aceitar a destituição e insistiu que somente voltar ao cargo poderia resolver a crise que mantém o governo paralisado.

Rajapaksa, junto ao seu gabinete, já tinha sido suspenso por um tribunal de exercer as suas funções no governo, o que deixou a gestão de Sirisena virtualmente paralisada.

A relação entre Sirisena e Wickremesinghe piorou durante os últimos três anos até o ponto de Rajapaksa chamar o presidente para destituir o governo no início de outubro.

Rajapaksa, que foi chefe de Estado entre 2005 e 2015, perdeu de maneira inesperada as últimas eleições presidenciais desse ano para Sirisena após uma controversa gestão marcada pelo fim do conflito contra a guerrilha tâmil em 2009.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | G1

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal