Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Publicidade

28/09/2018

Em parceria com o Instituto Mude, Unicesumar oferece curso on-line gratuito sobre cidadania e combate à corrupção

Em parceria com o Instituto Mude, Unicesumar oferece curso on-line gratuito sobre cidadania e combate à corrupção

O Brasil tem mais de 147,3 milhões de eleitores aptos a votar nas Eleições 2018, segundo o Tribunal Superior Eleitoral do Brasil (TSE). Para capacitá-los ao voto consciente, a Unicesumar oferece, em parceria com o Instituto Mude, um curso on-line gratuito sobre cidadania e seu exercício no combate à corrupção.

São 20 aulas, divididas em dois módulos, com duração que varia de dez a 15 minutos cada. A expectativa é de que a população esteja apta a eleger candidatos dispostos a mudar o quadro de corrupção do país.  Para isso, o curso aborda questões como democracia e informações sobre as medidas de combate à corrupção, além de um histórico que mostra o papel do Congresso Nacional no país. 

“É preciso mostrar que o voto não termina nas urnas. Buscamos esclarecer que é preciso entender as propostas dos candidatos, fazer com que se comprometam publicamente e fiscalizar durante todo mandato”, explica Patrícia Alves Ferhmann, diretora executiva do Instituto Mude.

Segundo Patrícia, o curso foi pensado e preparado para todos que entendem a gravidade do problema da corrupção no Brasil e estejam dispostos a tomarem atitudes efetivas para o seu enfrentamento. 

“Para vencer esse grande mal, que tanto nos atrapalha, é necessária a determinação de brasileiros de todas as partes do país. Os cidadãos devem manifestar, por meio de suas escolhas e atitudes, os valores fundamentais éticos para a construção de uma sociedade mais honesta e íntegra”, destaca.

Para o reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, refletir sobre o tema da corrupção é o primeiro passo para tomar uma firme decisão em combatê-la. “A corrupção é um problema social e cultural que deve ser combatido desde a sua raiz. Na Unicesumar, por exemplo, aluno não cola, porque temos uma fiscalização efetiva. 

Colar também é uma forma de corrupção, é uma mentira, é uma falsidade ideológica e quase sempre apropriação indébita. Criamos esse projeto por entender que ele vai ao encontro daquilo que acreditamos: que o conhecimento de qualidade lapida o caráter humano, engrandece a alma e contribui para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária”, destaca.

O Instituto Mude participou ativamente na campanha que elaborou as “10 medidas Contra a Corrupção”. Agora, aliado ao “Transparência Internacional” e a outras organizações, como a Unicesumar, oferece à população um maior entendimento do cenário político nacional atual.

A Unicesumar iniciou nesta terça-feira, 25, a campanha “Vote Bem”, por meio das suas redes sociais. O objetivo é  mobilizar e sensibilizar seus 120 mil alunos e comunidade, a fazerem esse curso antes do primeiro turno, marcado para o dia 7 de outubro. O curso está disponível e pode ser acessado em www.mude.org.br/curso.

 

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | UNICESUMAR

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal