Goioerê, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Mundo

15/08/2018

Israel reabre passagem de fronteira com Gaza

Israel reabre passagem de fronteira com Gaza

Israel reabriu nesta quarta-feira, 15 de agosto, uma passagem vital para o trânsito de mercadorias na Faixa de Gaza, o que demonstra um relativo apaziguamento após semanas de tensão na fronteira com o território palestino submetido a um bloqueio.

Dezenas de caminhões atravessaram a passagem de Kerem Shalom (Kerem Abu Salem, em árabe), a única para o trânsito de mercadorias entre Israel e a Faixa de Gaza e que estava fechada desde julho como forma de represália por atos hostis palestinos procedentes do território e confrontos na fronteira.

Desde 9 de julho, Israel bloqueava o trânsito da maior parte das mercadorias por Kerem Shalom, incluindo combustível, ainda que de forma intermitente. 

Deixava passar apenas as de caráter "humanitário": comida, medicamentos e material médico.

Na terça, Israel anunciou que reabriria a passagem se a calma dos últimos dias continuasse. Manifestou também sua intenção de ampliar para nove milhas náuticas a zona pesqueira da costa de Gaza no Mediterrâneo, a qual havia reduzido em suas represálias.

A tensão com Israel foi em reação ao aumento, na Faixa de Gaza, desde 30 de março, de uma mobilização contra o bloqueio israelense imposto há mais de dez anos e a favor do retorno dos palestinos expulsos, ou que fugiram de suas terras, quando se criou Israel, em 1948.

Depois dessa escalada, acertou-se uma trégua entre Israel e o movimento islâmico Hamas, graças à mediação do Egito e da ONU, segundo uma fonte próxima às negociações.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | G1

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal