Goioerê, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

10/08/2018

Inscrições para o Processo Seletivo do IFPR 2019 vão até 27/08

Inscrições para o Processo Seletivo do IFPR 2019 vão até 27/08

Instituição oferece mais de 6 mil vagas gratuitas em 75 cursos técnicos e superiores; inscrições até 27 de agosto. Novidade para este ano é a inclusão do transtorno de espectro autista entre as vagas destinadas a pessoas com deficiência. 

Estão abertas até a 27 de agosto de 2018, as inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2019. São ofertadas 3.685 vagas em 38 cursos técnicos de nível médio e 2.403 em 37 cursos de nível superior, presenciais, distribuídas em 24 cidades do Paraná.

A novidade para este ano é a inclusão do transtorno de espectro autista (TEA) entre os 5% de vagas destinadas a pessoas com deficiência. Do total de vagas ofertadas pelo Instituto Federal do Paraná, 80% são destinadas a cotas de inclusão social e 20% à ampla concorrência.

Para a isenção da taxa de inscrição, os candidatos que atenderem ao requisitos do edital deverão procurar a secretaria acadêmica do IFPR Campus Avançado Goioerê até a próxima sexta (10/08) munidos dos documentos comprobatórios e a inscrição. A taxa de inscrição para os demais candidatos é de R$ 50,00 e deverão ser pagas até 28/08.

Cursos em Goioerê

Todos os cursos técnicos e superiores oferecidos pelo Instituto Federal do Paraná são gratuitos (não há cobrança de mensalidade) e estão distribuídos em 25 campi, estrategicamente situados em todas as regiões do estado. Em Goioerê estão sendo ofertadas 40 vagas para o Curso Técnico em Produção de Moda e 40 vagas para o Curso Técnico em Informática, ambos cursos Integrado ao Ensino Médio. 

O IFPR conta com um qualificado corpo técnico e docente, fator que, aliado à qualidade e dedicação dos estudantes, tem garantido um elevado nível de Ensino, além de resultados expressivos no que diz respeito à pesquisa e à extensão.

 Para o Diretor-Geral do Campus, Prof. Marcos Paulo Rosa "a qualidade de nosso ensino é proporcionada pela infraestrutura e pela disposição do corpo docente e técnico do IFPR, que possuem alto nível de formação e com dedicação exclusiva a instituição".

Excelência em Ensino

O IFPR é reconhecida como um instituição com excelência em ensino, pesquisa, extensão e inovação, fato comprovado através do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que realiza o exame onde avalia jovens de 15 anos, independentemente do ano escolar em que se encontrem, e compara a qualidade de ensino em diferentes países em três áreas: Ciências, Leitura e Matemática. No ano de 2015, o Brasil ficou em 63º lugar entre 72 países participantes.

As notas da média brasileira alcançaram 401 em Ciências, 407 em Leitura e 377 em Matemática, muito aquém da média dos 72 países, que foram 493 em Ciências, 493 em Leitura e 493 em Matemática. Extraindo as notas do desempenho das escolas particulares e públicas, exceto os Institutos Federais, o resultado é surpreendente. Os estudantes dos Institutos Federais tiveram desempenho comparado a países desenvolvidos, como a Coréia.

 Em Ciências, obtiveram média 517, em Leitura 528 e Matemática 488. Se os Institutos Federais fossem um país, ocuparia a 11ª posição do ranking de desempenho no Pisa. "É esta formação que propomos e entregamos a todos os estudantes que pelo IFPR passam. 

Não é apenas o conteúdo de uma ementa que é trabalhado, e sim o processo de emancipação e desenvolvimento da criticidade deste estudante, dando a eles a autonomia que necessitam para o desenvolvimento humano e técnico", enfatizou o Diretor-Geral, Prof. Marcos Paulo Rosa.

Provas

As provas serão aplicadas simultaneamente, em uma única fase, no dia 14 de outubro de 2018, das 14h às 18h. Os candidatos somente poderão realizar a prova na cidade que oferta os cursos para os quais efetuaram a inscrição.

O conteúdo programático para as provas dos processos seletivos encontra-se nos editais.
O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 12 de novembro de 2018, na página virtual da Funtef.

Editais

Os Editais que regem o Processo Seletivo 2019, estão disponíveis para consulta no endereço http://concursos.funtefpr.org.br/ifpr2019. Visando à inclusão de candidatos surdos, a íntegra dos editais também está disponível em libras (língua brasileira de sinais).

Interessados podem encontrar mais informações sobre o Processo Seletivo na página do facebook do IFPR (https://www.facebook.com/goioere.ifpr), através do Canal no Youtube - Conexão IFPR, ou ainda na secretaria acadêmica do Campus pelo fone (44) 3522-5432.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL |

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal