Goioerê, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

25/04/2018

Nelson Cordeiro Justus assume presidência da Cohapar

Nelson Cordeiro Justus assume presidência da Cohapar

Empossado pela governadora Cida Borghetti, Justus exercia desde 2011 o cargo de diretor de Regularização Fundiária da companhia. Compromisso é dar continuidade à política de valorização do setor de habitação popular, cujos projetos já beneficiaram 105 mil famílias paranaenses nos últimos sete anos. 

 A governadora Cida Borghetti afirmou que o Paraná vai reforçar as ações do Estado na área da habitação. Ela deu posse nesta terça-feira (24) ao novo presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Nelson Cordeiro Justus. Na cerimônia, a governadora também autorizou a construção de 47 casas em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro. O projeto de R$ 3,4 milhões será executado com recursos próprios da Cohapar.
Cida destacou o trabalho feito pela Cohapar nos 399 municípios paranaenses e afirmou que novos projetos devem ser tocados neste ano, como a construção de condomínios para idosos. “A Cohapar presta um grande serviço nas áreas de habitação popular e de moradias rurais, atendendo as pessoas que mais precisam”, disse.

Justus exerceu o cargo de diretor de Regularização Fundiária da companhia nos últimos sete anos e assume a gestão da Cohapar em substituição a Abelardo Lupion, nomeado secretário de Estado de Infraestrutura e Logística. “O Nelson reúne as condições necessárias e está habilitado a assumir este posto tão importante para continuar o legado dos outros presidentes desta companhia que é referência para todo o Brasil”, destacou a governadora.

105 MIL FAMÍLIAS – O presidente da Cohapar afirmou que sua responsabilidade é dar continuidade ao forte ritmo de produção de projetos habitacionais, que passou a ser tratado com prioridade a partir de 2011. Desde então, cerca de 105 mil famílias paranaenses foram beneficiadas com a construção de casas populares, obras de urbanização, infraestrutura e regularização fundiária.

Um dos objetivos, de acordo com Justus, é executar mais projetos habitacionais com recursos próprios. “É uma marca que queremos trazer, de recuperar a nossa carteira própria, além de dar continuidade à regularização fundiária, que tem batido recordes em números de lotes regularizados e na construção de moradias rurais e urbanas”, afirmou.

O trabalho de regularização fundiária, que deve atender cerca de 42 mil famílias até 2019, foi reconhecido pela Associação Brasileira de Cohabs. “Isso demonstra a importância que o Governo do Estado dá para a produção de habitação de interesse social”, ressaltou Justus.

INVESTIMENTOS – Os investimentos no período movimentaram quase R$ 5 bilhões do poder público, viabilizados graças às parcerias com o Governo Federal, prefeituras e demais órgãos estaduais. Há ainda um potencial para a construção de outras milhares de unidades habitacionais, além de obras de urbanização e infraestrutura, que estão sendo desenvolvidos pela equipe técnica ou aguardam a liberação de recursos da União.

Para cumprir os novos desafios, a diretoria da Cohapar adotou uma série de medidas. As mudanças envolveram a inauguração de uma nova sede em Curitiba e de escritórios regionais, redução de custos e geração de novas fontes de receitas, além de um novo modelo de gestão de projetos.

 A partir da disponibilização de um sistema de cadastro online, a companhia facilitou o acesso da população aos empreendimentos disponíveis com um processo de inscrição e seleção mais transparente. Ao mesmo tempo, a empresa passou a definir prioridades de investimentos com base em informações fornecidas pelos próprios cidadãos e técnicos das prefeituras, com o desenvolvimento de projetos adequados à realidade socioeconômica de cada localidade.

PERFIL – Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Nelson Cordeiro Justus possui pós-graduação em Direito Empresarial e é especialista em Direito das Cidades pela Sociedade Brasileira de Direito Público.

Ingressou na Cohapar em 2011 na recém-criada Diretoria de Regularização Fundiária. A prioridade era desenvolver uma nova linha de atuação para resolver a situação de famílias que já possuíam casas, mas que ainda não tinham a documentação legal de seus imóveis. Nos últimos anos a Cohapar beneficiou mais de 25 mil famílias com a regularização de áreas e entrega de títulos de propriedade.

PRESENÇAS - Participaram da solenidade os secretários de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; do Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa Sobrinho; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Bonetti; o ex-presidente da Cohapar, e que assume a Secretaria da Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion; os presidentes da Codapar, Tino Staniszewski; da Cohab de Curitiba, José Lupion Neto;  da União Geral dos Trabalhadores, Paulo Rossi; o superintendente do Banco do Brasil, Fernando Favoretto; o deputado estadual Nelson Justus; o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus; e a ex-governadora Emília Belinati.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nelson Cordeiro Justus assume presidência da Cohapar
Nelson Cordeiro Justus assume presidência da Cohapar
Nelson Cordeiro Justus assume presidência da Cohapar
Nelson Cordeiro Justus assume presidência da Cohapar
Nelson Cordeiro Justus assume presidência da Cohapar

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal