Goioerê, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Goioerê

16/01/2018

Bueiro entupido - o que fazer para evitar e como resolver

Bueiro entupido - o que fazer para evitar e como resolver

O descarte irregular de lixo é um das principais causas do bueiro entupido nas cidades visto que ao jogarem lixo no chão e não zelarem pela limpeza das calçadas e ruas, os moradores contribuem para que ocorra o entupimento de bueiros. Situação que colabora para a incidência de alagamentos e revela o descuido de algumas pessoas com a limpeza das ruas e o aspecto visual da cidade.

Quando chove, o lixo e demais materiais depositados nas ruas é arrastado e se acumula junto às bocas de lobo e impede a vazão da água. Com os alagamentos, se ampliam as chances da água da chuva invadir calçadas e até mesmo moradias.

A prefeitura possui corpo de profissionais especializados no trabalho em fossas para tornar melhor a vida urbana e para que o escoamento da água seja realizado adequadamente. Algumas dicas para não entupir os bueiros da cidade podem ser realizadas pelos moradores como:

Não jogar lixo da rua, mesmo quando não existem lixeiras por perto é indicado colocar o resíduo em algum compartimento para depois eliminar quando chegar à sua casa ou na lixeira próxima.

Faça a instalação de lixeiras na frente da própria residência para evitar com que animais remexam o lixo, ou mesmo que a água da chuva arraste os resíduos de modo direto aos bueiros, por consequência nos rios e córregos.

Eduque as crianças desde cedo explicando as consequências que o ato pode causar para a sociedade. Outra dica do gênero está em colocar no destino correto, conforme as regras da coleta seletiva. Quando chove não é difícil notar as imagens de garrafas PET junto às barragens, aos bueiros e rios.

A educação ambiental é fundamental para que as pessoas se tornem mais conscientes sobre a sustentabilidade e a importância de construir um futuro mais limpo para as próximas gerações. A adoção de práticas ecologicamente corretas e o incentivo ao uso moderado dos recursos naturais são algumas das medidas básicas propostas para que haja diminuição dos impactos na natureza.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal