Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Goioerê Eventos

09/11/2017

População de Goioerê e Região é convocada para dizer não à Extração de Gás Xisto

População de Goioerê e Região é convocada para dizer não à Extração de Gás Xisto

A prefeitura do município de Goioerê em parceria com a Organização Multiseorial Coeses/Coalizão Não Fracking Brasil e a Organização Climática Mundial 350.org promove e convoca a população goioerense e região para participar nesta próxima quinta-feira, dia 09, as 19h00 na Casa do Criador/Parque de Exposição da Audiência Publica que irá tratar sobre o assunto. 

O que é o Fracking: o fraturamento hidráulico, também conhecido como “Fracking”, é utilizado para realizar perfurações e extração de gás, o chamado gás xisto, ou gás de folhelho, também conhecido como gás da morte. 

A diferença entre essa técnica (não convencional) e a perfuração convencional é que ela consegue acessar as rochas sedimentares de folhelho no subsolo e, consequentemente, explorar reservatórios que antes eram impossíveis de serem atingidos e causando danos. Existem, no entanto, outras formas de fraturar poços para extração de gás xisto. 

Às vezes, as fraturas são criadas por gases injetáveis tais como o gás propano ou nitrogênio, e às vezes a acidificação ocorre simultaneamente ao fraturamento. Acidificação envolve o bombeamento de ácido (geralmente ácido clorídrico), na formação para dissolver algum material da rocha, limpando os poros e permitindo que gás e líquido possam fluir mais facilmente para dentro do poço. 

Alguns estudos têm mostrado que mais de 90% de fluidos do fracking podem permanecer no subsolo. Fluídos de fraturamento usados que retornam à superfície são muitas vezes referidos como flowback, e estes resíduos são normalmente armazenados em lagoas abertas ou tanques no local do poço antes da eliminação, gerando assim contaminação do solo, ar e lençóis de água subterrânea. 

É de suma importância a presença da população visando o futuro e o bem da estar das próximas gerações e do planeta.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

População de Goioerê e Região é convocada para dizer não à Extração de Gás Xisto
População de Goioerê e Região é convocada para dizer não à Extração de Gás Xisto

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal