Goioerê, terça-feira, 16 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região Região

10/01/2014

Reduzidos em 98% os casos de dengue confirmados em Peabiru

Reduzidos em 98% os casos de dengue confirmados em Peabiru

Depois de uma epidemia que resultou, inclusive, em algumas mortes no ano passado Peabiru está superando os casos confirmados de dengue. Segundo dados divulgados pela secretaria municipal de Saúde, de outubro de 2013 até o início desta semana, foram registradas 102 notificações. Do total, já foram obtidos 80 resultados negativos e cinco confirmações. Na comparação com anos anteriores, por exemplo, somente em dezembro de 2012 o município contava com 486 confirmações o que supera o acumulado dos últimos meses.

Como explica o secretário de Saúde, Valdo Antônio Boanova, o resultado é consequência do trabalho realizado ao longo de 2013. “Como ocorreu o surto da doença no início do ano passado, estivemos trabalhando diariamente para minimizar o problema”, comenta.

Entre as ações implementadas pela prefeitura durante o ano destaca-se a criação do Comitê da Dengue. Por meio do comitê, foi elaborado o plano de contingência com estratégias do que pode e deve ser realizado em caso de nova epidemia. O plano contempla os recursos da saúde do município tanto em estrutura física, como medicação e assistência médica. Outra ação foi a instituição de lei que multa os donos de terrenos que não colaboram com o controle dos criadouros do mosquito. Além disso, foram realizadas palestras, atividades preventivas e de conscientização em escolas e com toda a comunidade.

A partir de setembro foram intensificados os cuidados por parte da equipe da secretaria de Saúde e de agentes de endemias para buscar os possíveis casos da doença e estabelecer um panorama da situação no município. No período também foram observadas as características de cada região. Uma das orientações aos médicos foi notificar todas as pessoas que apresentassem, pelo menos, um dos sintomas da dengue. Com as notificações a equipe de endemias tem realizado o bloqueio das regiões. “Os bloqueios atingem nove quarteirões em torno do local de onde partiu a notificação. Isso acontece em até 24 horas e em caso de confirmação é aplicado inseticida por meio de máquinas costais”, detalha Boanova.

Atenção – Mesmo em recesso administrativo e só com os serviços essenciais em funcionamento os agentes de endemias de Peabiru estão se revezando em plantões aos finais de semana. Para que o município tenha a assistência necessária e evite contaminações com o vírus da dengue, os profissionais estão em atividade para realizar os bloqueios que forem necessários em casos de novas notificações.

Com a chuva que tem atingido a região nos últimos dias há uma preocupação dos focos do mosquito aumentarem. Diante disso, o pedido do secretário é para que a população verifique a situação dos quintais, em média, a cada dois dias para eliminar os possíveis pontos que acumulam água e possam servir de criadouro do aedes aegypti.

“O pessoal lembra que sofreu muito no ano passado, mas ainda está pouco atento. Nós esperávamos a população mais prevenida e preocupada. Porém, existem algumas pessoas que realmente se conscientizaram do perigo que é a dengue”, diz o secretário.

Vitória – Para o secretário, o resultado alcançado até o momento pode ser considerado uma vitória. Como salienta, é difícil superar uma epidemia como a enfrentada pelo município. No entanto, observa que o trabalho da equipe da saúde e a atenção dada pela prefeitura possibilitou reduzir as confirmações como se tem constatado.

O prefeito, Claudinei Antonio Minchio, reforça que a saúde sempre será uma prioridade de sua gestão. “A situação de dengue que encontramos no início da administração foi preocupante e não descuidamos. Estivemos em alerta durante todo o ano e continuaremos ações de conscientização e para inibir as práticas que coloquem a saúde da população em risco. Finalizamos o ano e iniciamos 2014 muito otimistas de que termos um ano mais tranquilo”, completa.

Fonte: Guia Goioerê

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal