Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

15/03/2017

Aprenda a fazer uma drenagem linfática em casa

Aprenda a fazer uma drenagem linfática em casa

Uma massagem que elimina o inchaço, ajuda a combater celulite e gordurinhas localizadas, desintoxica o organismo e ainda ativa o sistema imunológico. A drenagem linfática consiste em estimular o sistema linfático (uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo) a trabalhar de forma mais acelerada. Como resultado, o organismo elimina mais rápido líquidos e toxinas. 

As drenagens feitas por profissionais especializados são as mais eficientes, mas você também pode fazer uma massagem em casa que ajuda a trazer benefícios. Lembre-se de que o resultado não irá aparecer logo na primeira vez, mas sim após algumas semanas que você repetir regularmente essa massagem. Confira as orientações de especialistas sobre como realizá-la:

Prepare a pele
"O ideal é fazer uma esfoliação corporal uma vez por semana", indica a dermatologista Daniela Landim, especialista em Medicina Estética. Antes de iniciar a drenagem, massageie a pele de forma circular e suave para ativar a circulação local. A dermatologista Miriam Sabino, de São Paulo, também recomenda se deitar e colocar apoio nas pernas (pode ser um travesseiro mais alto na altura dos tornozelos e panturrilha) para melhorar o retorno venoso. Fique nessa posição durante uns 15 minutos antes de iniciar a massagem.

Tome um banho
Miriam Sabino acha melhor fazer a massagem após o banho, que ativa a circulação e relaxa o corpo, tornando o procedimento mais prazeroso e eficaz. "Além disso, a água morna promove vasodilatação e facilita a penetração dos ativos do creme que você usar", acrescenta Daniela Landim.

Objetos
As mãos podem ser usadas para uma massagem clássica, mas as dermatologistas contam que o bambu também é ótimo para a drenagem feita em casa. Tem gente que prefere pincel, escova especial, esponja de banho e outros objetos. "Só evite usar objetos pontiagudos e lembre-se de que a drenagem não necessita ser vigorosa, e sim com suave pressão", afirma Miriam Sabino.

Cremes
"O uso de óleo de massagem ou creme ajuda no sentido do deslizamento das mãos e do objeto", conta a dermatologista Miriam. Além disso, ajuda a diminuir o atrito com os pelos, principalmente no caso dos homens. A fisioterapeuta e especialista em drenagem linfática do Centro de Qualidade de Vida (CQV) Luciene Martins recomenda cremes com princípios ativos que ajudam a melhorar a circulação e combater a celulite, como cafeína, guaraná, ginko biloba, cavalinha e centelha asiática.

Regiões do corpo
Você pode fazer a massagem de drenagem nos membros inferiores chegando até a virilha; nos membros superiores até as axilas; na região do tronco e na face. "Todas essas áreas apresentam gânglios linfáticos que, ao serem estimulados, aceleram o processo de drenagem e perda de excesso de líquido corporal que causa inchaço e edema", justifica a dermatologista Daniela.

Movimentos
Atenção nessa hora: o movimento não precisa ser forte a ponto de machucar a sua pele. "Se você possui varizes, deve evitar ainda mais massagens vigorosas e movimentos bruscos, pois pode causar inflamação nas veias e formação de trombos", alerta a dermatologista Miriam. Faça movimentos circulares com o polegar na direção dos vasos linfáticos, ou seja, sempre com movimentos ascendentes. "Com a mão em forma de conchinha, faça também movimentos lentos e de leve compressão como se estivesse bombeando a pele", sugere Luciene Martins. Repita algumas vezes esses movimentos, entre cinco a dez vezes nas regiões dos corpos que apresentam gânglios linfáticos.

Prefira fazer à noite
Segundo Daniela, a drenagem no período vespertino ou noturno é mais adequada porque libera as toxinas e retira o líquido do corpo, ambos acumulados ao longo do dia. "Você pode até associar uma música suave para promover um relaxamento mental e melhorar a qualidade do sono", indica Miriam Sabino.

Repita mais de uma vez por semana
Dependendo do caso, é possível até fazer todos os dias. "Mas você pode ver um resultado interessante se fizer a massagem de duas a três vezes por semana", conta a dermatologista Miriam. A médica sugere pedir auxílio de um profissional especializado para que você tenha mais garantias de que irá acertar nos movimentos. "É a pressão e a forma de movimentar durante a massagem que trarão o benefício esperado", diz.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | MINHA VIDA

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal