Goioerê, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Mundo

14/02/2017

Índia deve lançar 104 satélites em missão recorde nesta quarta-feira

Índia deve lançar 104 satélites em missão recorde nesta quarta-feira

A índia espera entrar para a história ao lançar 104 satélites a partir de um mesmo foguete nesta quarta-feira (15), enquanto a agência espacial do país busca seu lugar na corrida espacial comercial.

O foguete deve decolar da base aeroespacial de Sriharikota, afirmou a Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) em um comunicado nesta terça-feira.

O Veículo de Lançamento de Satélite Polar deve carregar um satélite principal de 714 kg para observação terrestre e 103 nanossatélites que, em conjunto, pesam 664 kg.

Quase todos os nanossatélites são de outros países, incluindo Israel, Casaquistão, Países Baixos, Suíça, Emirados Árabes Unidos e 96 dos Estados Unidos, segundo a ISRO.

Se a missão for bem-sucedida, a Índia baterá um recorde como o primeiro país a lançar tantos satélites de uma só vez, ultrapassando a Rússia, que chegou a lançar 39 satélites em uma única missão em junho de 2014.

O negócio de lançar satélites comerciais no espaço mediante uma taxa está crescendo enquanto os serviços de telefonia, internet e outras companhias buscam estartégias de comunicação de maior tecnologia.

A Índia está competindo com outros atores internacionais por uma maior fatia desse mercado e é conhecida por seu programa espacial de baixo custo.
Em junho passado, a Índia bateu um recorde nacional depois de lançar um foguete levando 20 satélites, incluindo 13 dos Estados Unidos.

O país ainda enviou um foguete não-tripulado para Marte em 2013 ao custo de 73 milhões de dólares. Uma missão semelhante da Nasa, a Maven, custou 671 milhões de dólares.

A agência espacial indiana também estuda fazer missões para Júpiter e Vênus. O primeiro-ministro Narenda Modi sempre destaca o baixo custo das tecnologias espaciais indianas. Em 2014, ele afirmou que lançou quatro satélites estrangeiros com um orçamento menor do que o do filme de Holliwood Gravidade.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | G1

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal