Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

30/07/2022

Comcam completa 53 anos e presidente destaca união de prefeitos em prol da região

Comcam completa 53 anos e presidente destaca união de prefeitos em prol da região

A Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), comemora neste sábado (30), 53 anos de fundação. Ao longo dos anos, a entidade foi decisiva em importantes conquistas para a região. O presidente da Associação, Leandro Oliveira, prefeito de Araruna, diz que o principal desafio é manter a entidade ativa, forte e representativa. Ele destaca também a união dos prefeitos em prol da região e as ações do Condescom, o Consórcio do Desenvolvimento, ‘braço direito’ da Comcam na conquista de equipamentos e recursos para o desenvolvimento integrado regional.

“Se não fosse uma entidade séria não chegaria tão longe. Chegamos hoje aos 53 anos de existência graças ao engajamento de todos os prefeitos em prol da entidade buscando o desenvolvimento de toda nossa região. Cada presidente que passou pela entidade também deu sua contribuição e teve importante participação neste processo até aqui”, destacou Oliveira.

A Comcam é uma das poucas associações de municípios do Estado com sede própria (fica em Campo Mourão). Por seu auditório já passaram as principais lideranças do Estado e expressivos representantes de todas as esferas do poder. No local são tomadas decisões que refletem diretamente na qualidade de vida de milhares de pessoas, seja pela saúde, educação, segurança, e na busca de soluções que possam melhorar as administrações municipais, entre outras.

A entidade é uma das mais representativas associações de municípios do Paraná. Fundada em 30 de julho de 1969 e institucionalizada em 26 de fevereiro de 1986, é uma de independência político-partidária. É a principal ferramenta de integração administrativa, econômica e social dos 25 municípios da região de Campo Mourão.

Entre as conquistas que a entidade teve participação e fortalecem as administrações de cada município assegurando a qualidade de vida das suas comunidades está a defesa da Santa Casa Regional, na democratização do acesso à saúde por meio do Cis-Comcam, o fortalecimento de políticas de crédito para pequenos agricultores, instalação e manutenção da Unespar, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, entre outras.

“A Comcam é a segunda casa dos prefeitos e atua em todas as esferas da sociedade buscando sempre o melhor para a nossa região. Tenho muito orgulho em representar a entidade em nome dos demais prefeitos”, ressaltou Oliveira.

O primeiro presidente da Comcam foi Horácio Amaral (1969 a 1973), na época prefeito de Campo Mourão. O segundo foi o também ex-prefeito de Campo Mourão, Renato Fernandes Silva, que ocupou o cargo de 1973 a 1977. O mandato de presidente é de apenas um ano. De lá para cá mais de 40 prefeitos da região já passaram pelo comando da entidade. Este é o segundo mandato consecutivo de Oliveira como presidente da associação.

Ao todo 25 municípios congregam a Comcam, são eles: Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre do Oeste, Roncador, Terra Boa e Ubiratã.

“Sabemos que muitas conquistas para a região foram o resultado da união dos prefeitos através da Comcam. A comemoração de hoje é uma festa da democracia e consolidação de grandes obras e de grandes projetos para a região”, falou o presidente. Ele disse que toda a diretoria em conjunto com os demais gestores segue atuando em união para manter a representatividade da região por meio da Comcam.

Condescom

Um dos destaques da entidade é o Consórcio de Desenvolvimento da Comcam, o Condescom, que está mais atuante que nunca e vive o seu melhor momento. Colocou há cerca de um ano uma patrulha rural em operação para atendimento aos municípios, gerando o desenvolvimento integrado da região, e agora atua na aquisição de uma patrulha urbana, para obras de recape e pavimentação asfáltica. “Pedimos aos nossos companheiros prefeitos que continuem acreditando na força da nossa entidade Precisamos deste espírito de união para continuar fortes, alcançando nossos objetivos”, ressaltou Oliveira.

Outro feito foi a implantação da Escola Federativa, plataforma criada pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República, para capacitação gratuita de servidores.”Assinamos recentemente um termo de cooperação com a Presidência da República, por meio da Secretaria de Assuntos Federativos, que transformou a Comcam em um ‘braço’ da Escola Federativa do Governo Federal na região”, lembra o presidente.

Com isso, servidores e gestores públicos das mais variadas áreas, como infraestrutrura, jurídico, educação, licitações, convênios, meio ambiente, entre outras, terão qualificação gratuita. “Isso fará com que nossa região tenha um maior equilíbrio e maior eficiência na operacionalização de convênios e, consequentemente, execução e melhorias nas políticas públicas”, comemorou Oliveira. “Que venham mais 53 anos pela frente”, emendou.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA COMCAM

Comcam completa 53 anos e presidente destaca união de prefeitos em prol da região
Comcam completa 53 anos e presidente destaca união de prefeitos em prol da região
Comcam completa 53 anos e presidente destaca união de prefeitos em prol da região

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal