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Paraná

01/07/2022

Programa Descomplica Detran aumenta em quase 500% os atendimentos online

Programa Descomplica Detran aumenta em quase 500% os atendimentos online

Desde 2019, a média mensal de atendimentos online, em todos os canais digitais disponibilizados, cresceu 496% – foram 65.793 em 2019 e 392.560 em 2022, mensalmente. Os serviços por meio do aplicativo Detran Inteligente registraram média mensal de 225.950 em 2019 e saltaram para 2.253.169 neste ano, aumento de 897%.

Desde 2019, o programa Descomplica Detran vem trazendo mais comodidade e agilidade para aqueles que precisam dos serviços do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). O Descomplica visa a desburocratização e simplificação dos serviços voltados à população e também às atividades que são executadas internamente.

Do início do programa até o momento, foram digitalizados mais de 2 milhões de processos. São quase 350 mil por mês, entre emissão de processos de habilitação, serviços para motoristas, exames, provas, reciclagem e guias para pagamento de taxas.

A digitalização trouxe benefícios como a agilidade no encaminhamento dos processos para Curitiba e economia com malote de Correios, porque o Detran paga por peso quando encaminha documentação para a Capital.

Desde 2019, a média mensal de atendimentos online, em todos os canais digitais disponibilizados, cresceu 496% – foram 65.793 em 2019 e 392.560 em 2022, mensalmente. Os serviços por meio do aplicativo Detran Inteligente registraram média mensal de 225.950 em 2019 e saltaram para 2.253.169 neste ano, aumento de 897%. No caso do portal do Detran, canal mais antigo e já utilizado pelos usuários, o crescimento na média mensal de utilização subiu 19,14%, passando de 2.439.658 para 2.906.184.

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Informações sobre o licenciamento, débitos do veículo, parcelamentos, recursos, consultas, entre outros serviços, estão disponíveis em ambiente virtual, dentro do acesso restrito no portal do Detran. Além disso, os usuários que buscam a autarquia para alguns processos podem fazer o download dos documentos em sua residência, não tendo mais a necessidade de retornar à unidade de atendimento para buscá-los.

“O Descomplica Paraná foi criado para facilitar e dinamizar o acesso da população aos serviços do Estado. Pelo Detran-PR, já foram disponibilizados diversos serviços dentro do acesso restrito no portal, com maior rapidez, facilidade e segurança”, diz o diretor-geral Adriano Furtado.

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Confira algumas iniciativas do programa:

PAGAMENTO PIX – Em junho deste ano, foi disponibilizado o pagamento de todas as guias relacionadas a veículos, habilitação e infrações via PIX. O cidadão poderá usufruir do benefício pelo celular, com qualquer banco, por meio do QR Code ou do código numérico. A adequação do pagamento por PIX foi desenvolvida em parceria com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) e o Banco do Brasil.

JUNTA DIGITAL – Em 2020, o Detran implantou a Junta 100% Digital, aceitando processos de recursos de infrações e recursos de exames médicos com documentos totalmente digitais. O registro de livros e a emissão de todos os tipos de certidões também passaram a ser realizados digitalmente.

FOTO E BIOMETRIA – Também como forma de facilitar a vida da população, o Estado firmou parcerias com as autoescolas para os procedimentos de captura de foto e biometria para cadastro, evitando assim a necessidade de deslocamentos até uma unidade da autarquia.

Os Centros de Formação de Condutores (CFC) estão autorizados a ofertar os serviços para todos os processos de habilitação que necessitem nova captura, sem custo ao candidato/condutor. Para garantir a segurança, as capturas biométricas só podem ser realizadas em autoescolas para candidatos e condutores que apresentem, no processo e no prontuário, o RG do Paraná, visto que a validação é feita na base unificada do Estado.

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VENDA DIGITAL – Novo serviço dentro do aplicativo Carteira Digital de Trânsito permite ao cidadão iniciar o processo da compra e venda do seu veículo, assinando digitalmente a ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos) e fazer a comunicação automática da venda por meio do aplicativo CDT, após autorização do Detran de registro do veículo, sem a necessidade de reconhecer firma ou fazer contrato em papel. Após esta etapa, é só o cidadão agendar atendimento e comparecer ao Detran para a vistoria e finalizar a transferência do veículo.

CNH DIGITAL E CRLV-E – Os documentos de habilitação e veículos estão disponíveis online por meio do aplicativo CDT. Todos os documentos ficam agrupados no celular do cidadão.

LAUDO DE VISTORIA – O laudo de vistoria veicular foi disponibilizado em formato digital. A emissão deste laudo tornou-se mais segura, pois o aplicativo desenvolvido pela Celepar permite a inclusão de imagens do veículo, dados do motor e demais observações, evitando fraudes. O processo é muito mais rápido e intuitivo, pois o cidadão já pode levar ou emitir o laudo na mesma hora pela Central de Certidões do Estado do Paraná.

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AGENDAMENTO AUTOMÁTICO DE VISTORIA – A criação do agendamento automático de vistoria veicular com 30 minutos de antecedência do horário marcado para atendimento melhorou a dinâmica do atendimento para o cidadão pois evita filas e aglomerações.

WI-FI CIDADÃO – Com o Wi-Fi gratuito os usuários do Detran podem utilizar a internet durante o período em que estiver nas unidades.

 

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Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

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