Goioerê, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

14/06/2022

IAT apresenta estrutura e planejamento do órgão ambiental aos 105 novos servidores

IAT apresenta estrutura e planejamento do órgão ambiental aos 105 novos servidores

São servidores das áreas de técnico de manejo e meio ambiente, engenharia químico, engenharia florestal, engenharia agrônoma, geologia, biologia, química, engenharia civil, sociologia, geografia, arquitetura e medicina veterinária. Os 105 novos funcionários da entidade tomaram posse em abril.

Os novos servidores do Instituto Água e Terra (IAT) participam de um evento de integração nesta semana na Capital do Estado. O encontro é para apresentar toda a estrutura do órgão ambiental do Estado aos profissionais que passaram a integrar o quadro de efetivos pelo concurso público realizado no final do ano passado.

A capacitação também é uma das maneiras de atualizar os servidores já ativos com relação a normativas publicadas que atualizam a legislação em diversas áreas. Participam todos os convocados a iniciarem a nova jornada como agentes públicos do Governo do Estado das 21 regionais do IAT.

São servidores das áreas de técnico de manejo e meio ambiente, engenharia químico, engenharia florestal, engenharia agrônoma, geologia, biologia, química, engenharia civil, sociologia, geografia, arquitetura e medicina veterinária. Os 105 novos funcionários da entidade tomaram posse em abril.

O Instituto Água e Terra é vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). Criado em 2019, ele unificou em um único órgão diversas instituições que atuavam com as questões ambientais (IAP, ITCG e Águas Paraná), com suas respectivas diretorias.

De acordo com o secretário da pasta ambiental do Estado, Everton Souza, a unificação do trabalho resultou em desburocratização dos serviços prestados à sociedade paranaense. “A Secretaria é responsável por estabelecer a política das instituições que a compõem. Nossa maior demanda era a transformação digital e isso está sendo realizado pelo órgão, que hoje atua de forma unificada, especialmente no licenciamento ambiental”, disse.

Comitê público-privado de ESG do Paraná vai trabalhar 10 pilares do desenvolvimento sustentável

O secretário ressaltou que o órgão ambiental foi o responsável pelo licenciamento de empreendimentos que declaram investimentos da ordem de R$ 120 bilhões ao Paraná. “Nós modificamos a economia do Estado no pior momento que já vivemos no País e no mundo, com a pandemia, crise hídrica e outros desafios. E foi nesse ambiente que geramos milhares de empregos com as nossas atividades”, destacou.

O secretário deu as boas vindas aos novos servidores do IAT e orientou a atuarem em prol das necessidades da sociedade paranaense. “Esse tipo de prestação de serviço ao cidadão só acontece na vida pública”, finalizou o secretário.

O diretor-presidente do IAT, José Volnei Bisognin, lembrou que o último concurso público que contratou profissionais para o órgão ambiental do Estado aconteceu em 1989. “A maioria dos servidores já pode se aposentar. Nossa preocupação era que o órgão e todo o trabalho que tivemos durante todo esse período pudesse desaparecer daqui poucos anos. Mas esses profissionais vão fazer carreira no Estado, como nós fizemos, e vão continuar a jornada para que o órgão seja sempre reconhecido no Brasil”, disse.

Paraná recebe convite da ONU para renovar parceria na neutralização de CO2

Paraná inicia atividades para atualização da lista estadual de espécies ameaçadas de extinção

Ele lembrou que as portarias e resoluções relacionados ao meio ambiente mudam o tempo todo, o que exige conhecimento técnico e visa a proteção da fauna e da flora. Nesta segunda-feira, foram apresentadas as linhas de atuação das diretorias de Políticas Ambientais da Sedest, do Patrimônio Natural do IAT, de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, de Licenciamento e Outorga e Licenciamento Ambiental, e também de Gestão Territorial.

Além disso, os novos servidores conheceram as 21 Regionais do Instituto e a Assessoria Técnica Jurídica e entenderam as condutas a serem adotadas pelos servidores públicos nos próximos anos. O encontro segue até quarta-feira (15), com apresentação de todos os trabalhos desenvolvidos dentro da estrutura da pasta ambiental do Estado.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal