Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

30/05/2022

Tecpar Certificação completa 25 anos como referência nacional em qualidade de serviços

Tecpar Certificação completa 25 anos como referência nacional em qualidade de serviços

Unidade chegou à marca de 19 mil auditorias em sua atuação no Paraná e no Brasil. Programas de avaliação e certificação da conformidade do instituto estão estruturados em padrões internacionais reconhecidos e seguros, e que seguem rígidos processos de auditoria.

O Tecpar Certificação, unidade do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), completa 25 anos de atuação neste mês de maio. Sempre em linha com os mais rígidos padrões internacionais de certificação, a unidade se tornou referência nacional devido ao pioneirismo e à melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados ao longo dos anos.

Em março, chegou à marca de 19 mil auditorias em sua atuação no Paraná e no Brasil. As auditorias são as avaliações que fazem parte do processo de certificação de produtos e de sistemas de gestão de empresas.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que os programas de avaliação e certificação da conformidade do instituto, nos mais diversos segmentos de produtos e sistemas de gestão, estão estruturados em padrões internacionais reconhecidos e seguros, e que seguem rígidos processos de auditoria.

Em visita ao Tecpar, ministro da Ciência e Tecnologia destaca papel estratégico do instituto

“A certificação é uma maneira de agregar valor aos produtos e serviços ofertados pelas empresas. Por meio dela, o Tecpar contribui para que as organizações paranaenses e brasileiras se tornem mais competitivas, oferecendo um diferencial que atesta o seu compromisso com a qualidade”, afirma.

Além da tradição, o Tecpar Certificação segue se reinventando. No fim de 2021, a unidade desenvolveu um novo programa, o Sistema CarbonCert, que atesta a compensação voluntária de emissões de carbono. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi a primeira a receber a certificação para reforçar seu propósito com a compensação de gases de efeito estufa.

Com laboratório especializado, Tecpar assegura ausência de glúten em alimentos

ÁREAS  As áreas atendidas pelo Tecpar Certificação são diversificadas, abrangendo 22 focos de atuação para que empresas de todos os portes, de todas as partes do País, possam ter seus sistemas de gestão e produtos certificados.

Atualmente, 17 estados brasileiros possuem empresas que já foram certificadas pelo Instituto. Depois do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os estados com maior número de clientes atendidos. O mesmo atendimento também chega aos lugares mais distantes do Brasil. É o caso da Agropecuária Aruanã localizada a 4.300 quilômetros de Curitiba, na cidade de Itacoatiara, no Amazonas.

GESTÃO E PRODUTOS – O Tecpar Certificação tem, no momento, 787 certificados válidos de produtos e 325 certificados válidos de sistemas de gestão.

Em sistemas de gestão, o Instituto certifica Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001); de Gestão Ambiental (ISO 14001); de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (ISO 45001), além do Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ – Módulo Rodoviário), voltado para transportadoras e operadoras logísticas que transportam produtos químicos.

Para empresas da construção civil, concede a Certificação de Conformidade SiAC pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

Mais de 30 instituições devem aderir à Cátedra Araucária para o desenvolvimento sustentável

Entre os produtos que podem ser certificados estão componentes elétricos e de telecomunicações, eletrodomésticos e unidades armazenadoras.

Em outra frente, a divisão de certificação concede atestado de conformidade para empresas de desmontagem de veículos. São estabelecimentos que fazem o desmonte ou destruição, seguido da destinação das peças usadas para reposição, sucata ou outra finalidade. No momento, o Tecpar Certificação tem 249 certificados válidos no segmento.

PIONEIRISMO – O pioneirismo é uma das marcas da unidade. Em 2010, foi o primeiro organismo de certificação de orgânicos por auditoria do Brasil, quando este nicho ainda estava em lenta ascensão. Hoje a unidade se destaca como o terceiro maior certificador por auditoria do segmento do País, credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Tecpar lança edital para nacionalizar a produção da vacina meningocócica

Segundo o ministério, atualmente 370 produtores rurais do Paraná têm a certificação de orgânicos concedida pelo Tecpar. Além de colaborar com os municípios na promoção da agricultura orgânica, a unidade atua em parceria com o programa estadual Paraná Mais Orgânico para promover a agricultura familiar e as boas práticas sustentáveis.

PARCERIA – Neste ano o Tecpar também celebra uma década de parceira como Instituto LIFE. O Tecpar é o único organismo de certificação brasileiro acreditado pelo Instituto para conceder a Certificação LIFE. O reconhecimento é voltado para empresas que quantificam os impactos de suas atividades no meio ambiente e executam ações voltadas para a conservação da biodiversidade.

A parceria teve início na fase de testes-piloto e foi fator importante no refinamento da metodologia de certificação. Desde então, organizações que tenham interesse em obter o Certificado LIFE podem entrar em contato com o Tecpar para dar início ao processo.

Atualmente cinco organizações brasileiras possuem o Certificado Life concedido pelo Tecpar: Grupo Boticário, Itaipu Binacional, C-Pack Creative Packaging; Posigraf, e a Gaia, Silva, Gaede & Associados.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal