Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

04/02/2022

Praias de água doce do Paraná apresentam boas condições para banho, aponta boletim

Praias de água doce do Paraná apresentam boas condições para banho, aponta boletim

Ao todo, as amostras da qualidade da água são coletadas em 17 pontos das praias artificiais da Costa Oeste e Norte. No Litoral, dos 42 pontos monitorados, dez apresentam condições impróprias.

O 7° Boletim de Balneabilidade do Instituto Água e Terra (IAT), divulgado nesta sexta-feira (04), indica qualidade própria para banho e prática de esportes aquáticos em todos os pontos monitorados das praias de água doce nas Costas Oeste e Norte. Ao todo, são monitorados 17 locais nas duas regiões.

O documento indica, também, que dez locais estão impróprios para banho no Litoral do Estado, dos 42 monitorados. O Boletim de Balneabilidade integra as ações do Verão Paraná - Viva a Vida.

O monitoramento é feito há cerca de 30 anos pelo órgão ambiental na temporada de verão, quando existe maior fluxo de veranistas em 66 pontos do Litoral, Costa Oeste e Costa Norte. Além disso, os boletins, divulgados toda sexta-feira, indicam 10 pontos de foz dos rios no Litoral, que chegam ao mar como impróprios, pois drenam áreas urbanas.

"O contato com a água nesses locais pode acarretar risco à saúde humana, causando problemas como otites, gastrenterites, dermatites, entre outras", explica a bióloga Christine da Fonseca Xavier, chefe de Divisão de Monitoramento do IAT.

Força-tarefa do IAT percorre 16 municípios para combater crimes contra a piracema

A análise laboratorial é feita de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000. Neste ano, o IAT irá disponibilizar 11 boletins ao longo da temporada, até a sexta-feira seguinte ao feriado de Carnaval.

PRÓPRIO – No Litoral, o local à esquerda do morro na praia Central de Matinhos passou da condição imprópria para própria na análise dessa semana.

IMPRÓPRIOS – A altura da Rua Pará, no Balneário Ipanema, em Pontal do Paraná, foi classificada como imprópria, de acordo com a análise do IAT. Em Matinhos, estão impróprios os pontos da Rua Tamboara e da Rua Toledo, ambos no Balneário Riviera; a 500 metros à esquerda do Rio Matinhos, no Balneário Flamingo.

Na praia Brava de Caiobá estão impróprios os pontos da Rua Londrina e da Rua Jacarezinho. Em Guaratuba, estão com a mesma classificação a altura à esquerda da Rua Frederico Nascimento na praia Caieiras; o local em frente à Colônia dos Magistrados e à esquerda da Rua Ponta Grossa, na praia de Guaratuba.

Também segue imprópria para banho e prática de esportes aquáticos a Ponta da Pita, em Antonina.

No Litoral, veranistas aprovam passarelas de acessibilidade das praias

COMO SABER – Os locais impróprios para banho o IAT sinaliza com bandeira vermelha e os próprios com a bandeira azul. Os Boletins de Balneabilidade são atualizados toda sexta-feira no site www.iat.pr.gov.br, nas abas “Monitoramento” e Balneabilidade”. Também é possível baixar o APP chamado “Balneabilidade Estado do Paraná” e acessar as informações do celular.

Confira o boletim do Litoral e da Costa Oeste e Litoral.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal