Goioerê, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

27/01/2022

Restauração prepara Teatro Guaíra para intensa pauta de espetáculos em 2022

Restauração prepara Teatro Guaíra para intensa pauta de espetáculos em 2022

Palco do Guairão está sendo restaurado pela primeira vez desde 1974. Projeto moderniza os bastidores e artistas terão mais ferramentas para criar espetáculos. Novas aquisições seguem modernas regras de segurança.

O Teatro Guaíra está passando por uma reforma na parte técnica de suas instalações para receber o público e a intensa pauta de espetáculos em 2022. O palco do Guairão está sendo restaurado pela primeira vez desde 1974. A técnica utilizada permite a conservação do piso original do auditório. O investimento do Governo do Estado é de cerca de R$ 600 mil.

Elementos cênicos, como varas, bambolinas e rotundas, também estão sendo trocados. Esses equipamentos ajudam a montar cenários para shows, peças de teatro e balés.

As novas aquisições seguem modernas regras de segurança e possuem proteção antichamas. O sistema de ar-condicionado do Guairão também passou por uma reforma em 2021 para ampliar a capacidade de ventilação e circulação do ar no contexto da pandemia de Covid-19.

Além dos bastidores, os camarins do Guairão estão passando por um remodelamento na parte elétrica – luminárias, tomadas e chuveiros.

MON promove rodas de leitura do programa Arte para Maiores em fevereiro

No Guairinha foram reformadas as 16 varandas (espécie de passarela em cima do palco), antes eram de madeira, agora são de aço. Essa obra se soma à modificação completa dos camarins realizada em 2020.

“Estamos modernizando os bastidores para que os artistas tenham as ferramentas para criar excelentes espetáculos. São elementos de bastidores que fazem a diferença na qualidade do que o público vê”, diz Monica Rischbieter, diretora-presidente do Teatro.

Livro sobre o início da Legião Urbana será lançado na Biblioteca Pública do Paraná

O produtor Áldice Lopes explica que é um remodelamento completo da caixa cênica, que vai permitir um ajuste fino nos cenários dos espetáculos. Os materiais são mais leves, aveludados e com proteção contra incêndios. “A reforma é importante para a preservação do patrimônio. O Guaíra é como uma casa, um organismo vivo, os artistas e equipe técnica circulam a todo momento, por isso a manutenção constante é vital”, diz.

PRESERVAÇÃO – As reformas atuais se somam a outras realizadas na última década e são parte de um projeto de preservação da memória e da arquitetura do Teatro Guaíra. Em 2015, as plateias do Guairão e Guairinha passaram por obras de restauro pela primeira vez.

Os auditórios foram restaurados, adaptados e modernizados. As obras contemplaram a troca de cortinas e carpetes, revitalização dos banheiros e restauração das poltronas. Tudo foi feito após a realização de um extenso estudo para que não houvesse alteração nos aspectos técnicos e acústicos dos auditórios.

Museu Paranaense tem programação focada nas relações entre humanos e plantas

PERSPECTIVAS PARA 2022 – A pauta de espetáculos no Teatro Guaíra deve ser intensa em 2022. Os eventos desmarcados e represados em função da pandemia serão remarcados para este ano. Já há reserva de datas para bandas internacionais, como o pianista francês Richard Clayderman e os australianos The Ten Tenors.

Os corpos artísticos do Teatro Guairão também terão um ano movimentado. A expectativa é que o Balé faça quatro temporadas de apresentações sob o comando de Luiz Fernando Bongiovanni, novo diretor do BTG. Ele é o coreógrafo responsável pelos maiores sucessos recentes da companhia, como O Lago dos Cisnes e Carmen, e promete grandes balés com sucesso de público para 2022.

A Orquestra Sinfônica do Paraná inicia em 2022 um projeto de concertos com compositores consagrados e outro com canções populares. A Escola de Dança também fará duas grandes apresentações anuais, além de ampliar a participação em competições e mostras nacionais. Além disso, o Teatro Guaíra seguirá com a presença nas redes sociais, transmitindo de forma digital os eventos presenciais.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal