Goioerê, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

15/10/2021

Polícia Civil vai apurar 11,5 mil denúncias de violência contra idosos no Paraná

Polícia Civil vai apurar 11,5 mil denúncias de violência contra idosos no Paraná

São casos relatados pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Ação faz parte segunda edição da Operação Vetus, realizada nos 26 estados e no Distrito Federal.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou nesta sexta-feira (15) as ações de combate à violência contra idosos. Ao todo serão apuradas 11,5 mil denúncias registradas no Estado através do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As atividades fazem parte segunda edição da Operação Vetus, que investiga crimes contra esse público.

A operação é realizada nos 26 estados e no Distrito Federal, acompanhando o Plano Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visa reprimir e prevenir a violência contra a população idosa. A previsão é que as ações finalizem no dia 18 de novembro deste ano.

Seção de Crimes Ambientais da Polícia Científica fortalece fauna e flora do PR

PCPR prende oito pessoas ligadas ao tráfico de drogas em cidades do Paraná

As 11.551 denúncias que serão apuradas no Paraná foram processadas no período de janeiro a setembro de 2021. Na última edição da Vetus, em 2020, a PCPR apurou 556 denúncias no Estado, sendo que os registros eram relativos a abril e junho daquele ano.

O delegado da PCPR e coordenador da Operação Vetus, Claudio Marques, afirma que existem denúncias em duplicidade, relacionadas à mesma vítima, o que exige primeiramente uma análise dos casos. "Os dados serão cruzados com inquéritos policiais que já tenham sido instaurados pelas delegacias", disse.

Também estão previstas visitas e inspeções em casas de repouso e abrigos. O objetivo é garantir a plena convivência e segurança dos idosos, além de ampliar a rede de proteção desse público. Vetus significa idoso em latim.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal