Goioerê, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Goioerê

27/07/2021

Prefeitura define parceria com DEPEN para ocupação de mão de obra de presos do regime semiaberto

Prefeitura define parceria com DEPEN para ocupação de mão de obra de presos do regime semiaberto

O Prefeito Betinho Lima recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira, 26, o Vice-diretor da Colônia Penal Industrial de Maringá, Julio Cesar Vicente Franco, para discutir um termo de cooperação entre o Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen) e a Prefeitura que oferece a detentos do regime semiaberto a oportunidade de trabalhar na conservação da cidade em troca da redução da pena. Além de proporcionar a ressocialização dos presos, a medida representa economia aos cofres públicos do município com a contratação de mão de obra mais barata.

Cerca de 40 presos que cumprem pena em regime semiaberto na região poderão executar serviços de manutenção e obras na cidade. Eles serão selecionados por uma Comissão Técnica de Classificação, que avalia o histórico criminal, a personalidade e o comportamento dos detentos dentro do sistema prisional.

A legislação oferece vantagens para o emprego de mão de obra dos detentos. A Prefeitura é responsável pelo transporte e a remuneração correspondente a um salário mínimo regional vigente. O município é isento de outros encargos trabalhistas e da contribuição para o fundo penitenciário, que é cobrado de instituições do setor privado que contratam os presos.

Além da vantagem econômica, por meio do convênio, a Prefeitura de Goioerê vai auxiliar na recuperação dos presos. Durante a visita o Vice-Diretor Julio afirmou, “Nós precisamos fazer o preso trabalhar e o município nos ajuda nesse sentindo. Cumpre o seu papel social proporcionando a reinserção do preso ao sistema de emprego e isso faz a diferença lá na frente com a diminuição da reincidência”.

Para o prefeito de Goioerê, Betinho Lima, a parceria com o Depen é importante, pois a Prefeitura necessita de mão de obra e será vantajosa para o Município que contará com a mão de obra de nosso presídio feminino e também de presos que estão no regime semiaberto.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIOERÊ

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal