Goioerê, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

14/07/2021

Rotinas e protocolos reforçam a segurança dos Portos do Paraná

Rotinas e protocolos reforçam a segurança dos Portos do Paraná

A Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho, da Diretoria de Meio Ambiente, se reuniu nesta semana para avaliar as metas e definir os próximos passos para expandir os trabalhos de conscientização, educação e otimização das rotinas e protocolos de segurança.

Os Portos do Paraná estão mais seguros, de acordo com a Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho (GSST) da Diretoria de Meio Ambiente da empresa pública. A Gerência se reuniu nesta semana para avaliar as metas e definir os próximos passos para expandir os trabalhos de conscientização, educação e otimização das rotinas e protocolos de segurança.

Um dos pontos mais importantes, segundo o gerente José Sbravatti, foi o aumento considerável na resolução de problemas detectados pela equipe.

“Isso ocorreu em virtude da maior proximidade dos profissionais junto aos trabalhadores portuários e empresas que executam atividades dentro das áreas públicas”, afirma.

Segundo Sbravatti, as rotinas da equipe de Saúde e Segurança do Trabalho são focadas na mudança de cultura, visando a educação e expansão do comportamento seguro por parte dos usuários dos portos de Paranaguá e Antonina.

As principais ferramentas do sistema de gestão, segundo o assessor especialista em Saúde e Segurança do Trabalho, Felipe Zacharias, são a abordagem em relação ao comportamento através do Programa de Observação Comportamental (POC) e os Diálogos de Segurança.

“Neste último, tivemos uma grande evolução, triplicando o número de participantes nos eventos de conscientização nos seis primeiros meses de 2021, quando comparado com o número total do ano passado”, destaca Zacharias.

Chegada e saída de cargas por ferrovia crescem no Porto de Paranaguá

META - A cada início de mês, a equipe se reúne com o objetivo de acompanhar as metas individuais e coletivas da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho; compartilhar as ações de melhoria implementadas e os respectivos status; discutir os resultados e alinhar novas estratégias de atuação.

Entre as ações em andamento, com o objetivo de tornar os portos paranaenses ainda mais seguros, a equipe destaca a elaboração de procedimentos operacionais nas áreas de responsabilidade da Portos do Paraná. Atualmente, além do regulamento do Sistema de Gestão Integrado (SGI) e dos procedimentos publicados, existem outros 17 documentos prioritários para serem elaborados.

“A criação desses procedimentos trará ainda mais clareza e objetividade quanto aos critérios de saúde e segurança, facilitando o entendimento e aplicabilidade pela comunidade portuária”, afirma José Sbravatti.

Portos do Paraná tiveram melhor semestre da história em movimentação de cargas

GESTÃO - Com o início do novo contrato de Saúde e Segurança do Trabalho, no último mês de maio, de acordo com Felipe Zacharias, tornou-se possível ter trabalho de apoio à fiscalização 24 horas por dia, em todas as áreas sob gestão da Portos do Paraná.

“Montamos o nosso planejamento estratégico do ano revisando metas já existentes e visando melhores resultados na atuação do corpo técnico do contrato e das equipes próprias da Portos do Paraná”, diz o especialista.

INTEGRAÇÃO - As equipes de Saúde e Segurança da Portos do Paraná trabalham integradas com as equipes externas o que aumenta ainda mais a capilaridade das ações da pasta.

“A integração com os diversos atores envolvidos nas operações portuárias, como Operadores Portuários, Agentes Marítimos, OGMO, prestadores de serviço, entre outros, é de fundamental para que a Autoridade Portuária cumpra com seu papel de forma eficaz e coerente às necessidades e particularidades existentes em nossas operações”, comenta Felipe Zacharias.

Portos do Paraná atua para dar segurança hídrica às comunidades isoladas

Quando se atua de forma conjunta, principalmente na construção dos normativos, como acrescenta Sbravatti, é possível minimizar a probabilidade de ocorrência de desvios e problemas de segurança nas operações. “Além, é claro, de criar oportunidades para que as partes interessadas possam opinar e contribuir na construção das soluções”, diz o gerente.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal