Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

21/06/2021

Inscrições para o Prêmio de Ciência e Tecnologia entram na reta final

Inscrições para o Prêmio de Ciência e Tecnologia entram na reta final

Nesta edição os candidatos poderão concorrer nas áreas de Engenharias e Ciências Biológicas. A cada ano duas áreas do conhecimento são contempladas, em sistema de rodízio.

As inscrições para o 34º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia encerram no dia 30 deste mês. A iniciativa é organizada e executada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e busca reconhecer e incentivar o desenvolvimento da pesquisa no Paraná, além de valorizar os profissionais e jovens talentos que, por meio de suas atividades, contribuem para o progresso do Estado.

Os interessados em fazer a inscrição devem ficar atentos ao prazo do edital (acesse aqui). Nesta edição os candidatos poderão concorrer nas áreas de Engenharias e Ciências Biológicas. A cada ano duas áreas do conhecimento são contempladas, em sistema de rodízio. Podem concorrer ao prêmio pesquisador, pesquisador-extensionista, estudante de graduação, inventor independente e jornalista.

O julgamento dos trabalhos será feito por uma comissão composta por profissionais e pesquisadores vinculados a universidades e institutos de pesquisa de diferentes estados, exceto do Paraná, e que são referência em suas áreas de atuação. A cerimônia para anunciar os vencedores será realizada até o dia 30 de novembro. Além de certificados, os premiados também recebem uma quantia em dinheiro que varia de R$ 11 mil a R$ 34 mil, com base na categoria escolhida.

Lei de Inovação vence prêmio internacional que reconhece tecnologia

De acordo com Dener Gabriel Ferrari, premiado na categoria estudante de graduação na edição 33º do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, o reconhecimento foi fundamental para incentivá-lo a desenvolver sua pesquisa e ingressar no programa de pós-graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

“O prêmio teve uma importância imensa para a minha carreira. Além de confirmar a qualidade da minha pesquisa desenvolvida durante o período da graduação, também me auxiliou a ingressar no mestrado e acreditar na qualidade e reconhecimento do trabalho que está sendo desenvolvido nesta nova etapa acadêmica”, afirmou.

UEL possui 322 grupos de pesquisa científica e tecnológica em oito áreas

Para concorrer na categoria de pesquisador, é necessário estar vinculado a uma instituição de ensino superior ou de pesquisa paranaense e ter produção científica e/ou tecnológica que represente progresso para as áreas do prêmio. Já os pesquisadores extensionistas devem estar vinculados a uma instituição de ensino superior, de pesquisa e extensão do Estado e ter produção na área de extensão que contribua com a área de Ciências Biológicas ou Engenharias.

Para a categoria estudante de graduação é necessário estar matriculado em uma instituição superior sediada no Paraná e possuir produção científica, tecnológica ou de extensão nas áreas contempladas pelo edital.

Os candidatos para a categoria inventor independente, além de possuírem criação que contribua com o desenvolvimento social e econômico, também precisam ter residência no Paraná, não possuir vínculo empregatício com instituição de ensino superior ou de pesquisa, não ocupar cargo efetivo, militar ou emprego público.

A última categoria do 34º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia é jornalismo científico. O profissional que deseja se inscrever deve ter domicílio no Estado e estar há pelo menos um ano atuando como jornalista, pesquisador ou professor em um veículo de comunicação. A reportagem veiculada deve destacar a importância do conhecimento científico e tecnológico a partir de ações desenvolvidas por pesquisadores, grupos, institutos, centros de pesquisa e/ou instituições de ensino superior do Estado.

UEM sediará maior competição de empreendedorismo em saúde da América

ÁREAS CONTEMPLADAS – As áreas estão em conformidade com a Tabela das Grandes Áreas de Conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e são classificadas da seguinte forma:

Engenharias: Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Nuclear, Engenharia de Transportes, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeroespacial e Engenharia Biomédica.

Ciências Biológicas: Biologia Geral, Genética, Botânica, Zoologia, Ecologia, Morfologia, Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal