Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

27/04/2021

Resultados do Programa Sinais da Natureza são apresentados em Seminário

Resultados do Programa Sinais da Natureza são apresentados em Seminário

O Programa Sinais da Natureza é uma iniciativa da Sedest com o Simepar que busca, por meio de projetos e ações, a prevenção e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), em conjunto com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), realizou na última semana (22 e 23) o 1° Seminário Interdisciplinar do Programa Sinais da Natureza, no qual foram apresentados os desdobramentos, inter-relações e resultados obtidos até o momento com o andamento dos 18 subprogramas que compõem o Sinais da Natureza.

O seminário foi realizado de forma virtual e contou ainda com a participação de representantes de outras instituições.

No primeiro dia de evento, foram apresentados e discutidos os subprogramas que constituem os módulos: Políticas Ambientais e Adaptação; Educação Ambiental; e ainda o subprograma que trata da atualização do inventário paranaense de gases de efeito estufa (GEE).

No segundo dia, a discussão quanto ao andamento e próximas etapas foram relativas aos subprogramas que compõe os módulos: Mitigação; Mapeamento de vulnerabilidade, risco e resiliência; e Estruturação do Plano Estadual de Mudanças Climáticas.

Para saber mais sobre os subprogramas do Sinais da Natureza, clique AQUI.

RESULTADOS – A implementação dos consórcios regionais de resíduos sólidos no Estado é um exemplo de iniciativa que já está em processo avançado, com estabelecimento de alguns consórcios regionais no interior do Paraná.

Outro avanço é o mapeamento e as relações entre políticas ambientais existentes no Brasil, no mundo e no Paraná, acerca das mudanças climáticas. E também se destaca a atualização do inventário de gases, que está avaliando, ano a ano, as emissões paranaenses por município no período de 2005 a 2019.

“O seminário permitiu, ao longo dos dois dias, que as diretorias e os técnicos de projeto dialogassem sobre quão importante são as ações que estão e que serão realizadas, enfatizando a importância dessa temática que deve ser tratada de forma coletiva e abrangendo diversos atores”, comenta o coordenador do programa, Charles Carneiro.

O PROGRAMA – O Programa Sinais da Natureza é uma iniciativa da Sedest com o Simepar que busca, por meio de projetos e ações, a prevenção e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

“Minimizar os efeitos do clima é tornar uma vida mais saudável e sustentável”, diz o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.

As atividades aprovadas no referido plano de trabalho são realizadas conjuntamente por profissionais de ambas as instituições. O Programa é subdividido em 5 módulos: (l) Políticas Ambientais e Adaptação; (ll) Educação Ambiental; (lll) Ações de Mitigação; (lV) Mapeamento de Vulnerabilidade, Risco e Resiliência; e (V) Estruturação do Plano Estadual sobre Mudança do Clima. Sendo que cada módulo é composto por subprogramas, totalizando 18 subprogramas, e tem previsão de encerramento da fase I em agosto de 2023.

A avaliação periódica do plano de trabalho do programa é feita pelo Comitê Técnico (Resoluc?a?o SEDEST nº 029/2020). O programa está inserido também no SIT – Sistemas de Informações sobre Transferências do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal