Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

09/04/2021

Fauna vitimada ganha novos espaços para atendimento no Paraná

Fauna vitimada ganha novos espaços para atendimento no Paraná

Um gavião resgatado pelo Escritório Regional de Cascavel do Instituto Água e Terra (IAT), nesta semana, ganhou atendimento no novo Centro de Apoio de Fauna Silvestre (Cafs), dentro da Clínica Veterinária da Univel. A instituição faz parte das parcerias firmadas pelo IAT com o objetivo de dar o melhor atendimento a animais silvestres de maneira regionalizada por todo o Estado. Cinco Cafs foram criados e outros seis estão em fase de implantação.

Os animais resgatados são, em sua maioria, vítimas do comércio ilegal, tráfico, cativeiro irregular e maus tratos. “Essas parcerias são inéditas no País por parte de um órgão ambiental estadual. O atendimento à fauna do Paraná está recebendo uma gestão diferente e esse serviço vai ficar para a história do Estado”, afirmou o diretor de Licenciamento e Outorga do IAT, José Volnei Bisognin.

Ao encontrar animais, o indicado é não se aproximar, nem tentar ajudar, e acionar o Escritório Regional mais próximo. Os técnicos capacitados irão até o local para fazer o resgate e também passam orientações sobre os procedimentos.

“Animais como gavião, cobras e felinos podem apresentar riscos em situação de estresse. Por isso, é preciso acionar profissionais capacitados para o resgate”, afirmou Paulo Figueira, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Univel e responsável pelo convênio com o IAT.

Guia do IAT explica as diferenças entre animais nativos e exóticos

Instituto Água e Terra reduz em 43% tempo de resposta da Ouvidoria

CAFS – O modelo adotado no Paraná propicia o recebimento e a avaliação imediata do animal com a definição dos cuidados veterinários necessários até a sua destinação. Juntamente com técnicos do IAT, a equipe médica veterinária faz o reconhecimento e o encaminha para o tratamento ou destinação adequada.

No caso do gavião resgatado nesta terça-feira (6) foram avaliadas as asas, pernas, bico, visão, condições das penas e prováveis lesões. Em seguida, foram realizados exames clínicos com coleta de sangue e fezes, ultrassom e radiografia para um checkup completo. O animal não apresentou lesões, mas entrou no hospital com quadro de estresse. Recebeu tratamento adequado e já mostra avanços para ser devolvido ao seu habitat natural.

Paraná tem 33 municípios em ranking de desenvolvimento sustentável

Todos os procedimentos são necessários para verificar se o animal necessita de tratamento clínico. Após isso, suas habilidades naturais de caça serão testadas para que possa ter o retorno à natureza.

Segundo a bióloga Paula Vidolin, chefe do Setor de Fauna do IAT, a implantação de uma rede de Cafs é uma das principais iniciativas pró-fauna. “O objetivo é instrumentalizar as ações de fiscalização suprindo a grande demanda por locais estrategicamente distribuídos no Estado, destinados ao recebimento, triagem, tratamento, reabilitação e destinação de fauna silvestre nativa e exótica apreendida”, disse.

“Os Cafs, assim como os Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), são de extrema importância como suporte às ações de fiscalização ambiental, mas principalmente para a fauna vitimada, pois garantem os cuidados necessários como assistência médico- veterinária aos animais apreendidos ou resgatados pelo órgão”, completou a bióloga.

UNIVEL – Em um mês de parceria, o IAT encaminhou ao Cafs Univel quatro animais para atendimento – uma gaivota, uma caturrita e dois gaviões.

De acordo com Paulo Figueira, a parceria com o Estado representa três ganhos para a instituição. “Quisemos fazer parte dessa parceria para atender a questão social da universidade, no que diz respeito ao atendimento de animais vítimas de tráfico, maus tratos, e até mesmo com guarda inadequada”, afirmou. “Isso também abre um leque incrível para os acadêmicos, na sua formação com animais silvestres, e oferece um ganho para os animais, pois eles requerem cuidados específicos”.

Para a chefe do Escritório Regional de Cascavel do IAT, Marlise da Cruz, a parceria representa um avanço no atendimento de animais silvestres no Estado. “É a primeira vez que temos um convênio com um hospital veterinário. Com isso, as espécies encontram um corpo técnico especializado para o atendimento e recuperação”, disse.

CASCAVEL – O Escritório do IAT em Cascavel atende pedidos de resgate e orienta a população pelo telefone (45) 3222-4575.

Cafs implantados no Estado:

Curitiba – parceria com a prefeitura

Londrina – parceria com a Unifil

Guarapuava – parceria com a Unicentro

Cascavel – parceria com a Univel

Mauá da Serra – parceria com o Instituto Monte Sinai

Cafs em processo de implantação/estabelecimento de parceria:

Curitiba e Região Metropolitana (Cetas Metropolitano)

Maringá – parceria com a Unicesumar

Cornélio Procópio – parceria com a prefeitura e o Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem

Toledo – parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Foz do Iguaçu – parceria com o Instituto Aves da Mata Atlântica

Litoral – parceria com a Unespar

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal