Goioerê, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

09/04/2021

Professora do IFPR lançará livro sobre a arte flamenca

Professora do IFPR lançará livro sobre a arte flamenca

A professora Máriam Trier, do Instituto Federal do Paraná, irá lançar o livro "Arte Flamenca: 7 anos de 107,7" pela Editora do IFPR na próxima quarta-feira, 14, às 15h, online, pelo canal do Youtube da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPR (PROEPPI IFPR). 

Para elaboração deste livro foram utilizados setenta e cinco programas originais gravados ao longo de sete anos de pesquisas sobre o universo flamenco. Os programas de radiodifusão de 30 minutos foram veiculados semanalmente na RUP FM 107,7 de 2010 a 2017. Além das informações, eram escolhidas músicas que ilustravam os blocos narrativos.

Dessa forma, o objetivo do livro foi descortinar os mistérios do flamenco por meio de músicas, da mesma forma como foi para os ouvintes do programa “Arte Flamenca”.

O E-BOOK

O livro foi dividido em três partes que expõem sobre a cultura flamenca, em especial sua origem, alguns renomados artistas e as cidades onde as manifestações flamencas iniciaram e se consolidaram. Assim, no capítulo Conhecendo o Flamenco foram reunidos os programas que falam sobre essa arte sedutora, como suas origens históricas, os ritmos mais conhecidos e a divulgação do flamenco contemporâneo por meio de trilhas sonoras de filmes e misturas musicais. O capítulo Personificando o Flamenco engloba programas sobre a vida e obra de artistas flamencos. Há homenagens a cinquenta e oito destaques flamencos, sendo dezoito cantaores, dezesseis conjuntos musicais, onze bailaores, nove guitarristas, três compositores e um diretor de cinema. No último capítulo, Viajando pelo Flamenco, foram agrupados os programas que desvelam algumas cidades espanholas, em especial as da região da Andaluzia, berço do flamenco. Nesse roteiro, estão catorze cidades do sul da Espanha, além da capital, Madri.  Ao final de cada seção, há uma lista de sugestões de músicas que dão vida ao tema abordado. 

O FLAMENCO

Flamenco é uma palavra espanhola e a tradução direta que encontramos para o português, em dicionários, é “flamingo”. Não se sabe ao certo a correlação entre os termos. Uma teoria sobre a origem do nome ‘flamenco’ é que a palavra para essa arte veio do árabe, felag mengu, que significa “camponês fugitivo”. 

As primeiras referências que se têm do Flamenco, mesmo que incertas, datam de cerca de 1760. O flamenco nasceu na Andalucía, sul da Espanha, que atualmente é formada por oito províncias: Almería, Cádiz, Córdoba, Granada, Huelva, Jaén, Málaga e Sevilha.

Essa demonstração artística surgiu da opressão do povo andaluz (os espanhóis) que desde o século VII estava sob domínio árabe. Desse modo, nota-se que a evolução social do flamenco ocorreu devido às resistências políticas e o descontentamento de povos reprimidos que, por meio de suas manifestações artísticas e costumes, exprimem suas angústias e revoltas frente às classes dominantes. 

Nos dias atuais, o flamenco é visto e vivenciado como uma mistura de culturas, raças, cores, religiões, classes e costumes, com um forte apelo emocional que retrata os vários estados da alma humana: alegria, tristeza, euforia, melancolia, raiva e paixão.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | IFPR

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal