Goioerê, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Goioerê

08/01/2021

MEC abre consulta de bolsas do Prouni do primeiro semestre de 2021

MEC abre consulta de bolsas do Prouni do primeiro semestre de 2021

Os interessados devem realizar a inscrição no Prouni 2021 entre os dias 12 e 15 de janeiro.

Desde o dia 4 de janeiro, segundo o cronograma divulgado pelo MEC, os estudantes poderão consultar a oferta de bolsas para o processo seletivo do primeiro semestre, por meio do portal do Prouni.

As bolsas do Prouni estão disponíveis no site e devidamente separadas por instituição, estado, cursos e modalidades de bolsas, ou seja, em bolsas integrais ou parciais.

Clique aqui para acessar http://prouniportal.mec.gov.br

para efetuar a inscrição na edição atual, é preciso informar o número de inscrição no Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada na plataforma Enem. Os participantes precisam ter média mínima de 450 pontos no exame e acima de zero na redação. O candidato poderá realizar a inscrição em até dois cursos.

Regras e bolsas

Ainda de acordo com o edital, para participar do programa, o candidato deve ser oriundo da rede pública de ensino, tendo cursado todo o ensino médio em escola pública.

Há possibilidade de inscrição para o candidato bolsista integral em escolas particulares ou ainda aquele que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição.

Estudantes que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, assim como pessoas com deficiência, poderão concorrer às bolsas destinadas para as cotas.

Os professores da rede pública de ensino, na educação básica, também podem participar do Prouni, sendo dispensados da comprovação de renda aqueles em exercício do magistério.

As bolsas concedidas pelo Prouni podem ser integrais ou parciais, com descontos de 50%. As integrais são para candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Já as parciais são para aqueles com renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

Inscrição

Os candidatos terão que fazer o login único do Governo Federal, pelo gov.br. Quem já tem o cadastro basta apenas informar CPF e senha para acessar, enquanto os demais devem criar uma conta no portal, gratuitamente.

Já no site do Prouni, o candidato terá que informar os dados familiares para registro da renda e selecionar até duas opções de instituição, turno, curso, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.

Resultado

O Prouni 2021/1 terá duas chamadas regulares, confira a previsão de divulgação de cada uma:

1ª chamada: 19 de janeiro de 2021

2ª chamada: 1º de fevereiro de 2021

Lista de Espera

A manifestação de interesse pela lista de espera do Prouni 2021/1 será em 18 e 19 de fevereiro de 2021.

A lista de espera será liberada para consulta em 22 de fevereiro de 2021. Os candidatos que tiverem seus nomes na relação divulgada terão que procurar as instituições de ensino para comprovação de informações até o dia 25 seguinte.

Mais informações no edital do ProUni.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | NRE - Goioerê

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal