Goioerê, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

20/11/2020

Estudante das Faculdades da Indústria vence premiação interna na Coca-Cola do Brasil

Estudante das Faculdades da Indústria vence premiação interna na Coca-Cola do Brasil

Lucas Ferreira usou conhecimentos adquiridos na sua iniciação científica para desenvolver projeto inovador que foi reconhecido nacionalmente

Aluno de Automação Industrial nas Faculdades da Indústria, Lucas Ferreira teve a oportunidade de participar do programa de Iniciação Científica do curso em 2019. Um ano depois, em 2020, Lucas pôde aplicar os conhecimentos adquiridos na solução de um problema na planta da Coca-Cola, em Curitiba, onde atua como técnico em manutenção. O projeto rendeu o primeiro lugar em um programa de premiação interno da empresa, denominado “Soluções Inovadoras”. “Neste programa, colaboradores de toda a Coca-Cola no Brasil disputam com soluções desenvolvidas internamente. Com o projeto que apresentamos para solucionar um problema nas nossas codificadoras de tinta (que imprimem a validade dos produtos), minha área foi reconhecida como campeã, com direito a troféu e viagem para o México”, comemora Lucas.

Na iniciação científica, Lucas desenvolveu um projeto com base em IoT, ou Internet das Coisas. “Uma das tecnologias de IoT é o LORA, um dispositivo eletrônico que consegue trocar dados através de radiofrequência. É acessível e possui características adequadas ao ambiente fabril. Então, na Coca-Cola, usei o mesmo dispositivo e o mesmo preceito do projeto da iniciação científica para uma aplicação interna”, explica Lucas.

Para Carlos Eduardo Leite, gerente de Negócios Educacionais e Regulação do Sistema Fiep, o reconhecimento valida o esforço das Faculdades da Indústria em ofertarem um ensino alinhado à realidade que o estudante encontra no mercado de trabalho. “Nas Faculdades da Indústria, nos preocupamos em aplicar uma metodologia que esteja de acordo com as demandas da indústria, próximo do que o aluno vai realmente viver em sua rotina de trabalho. Fazemos isso por meio de uma Jornada de Aprendizagem estruturada para estimular e desenvolver competências e habilidades com a identificação e análise de problemas, desenvolvimento de soluções, apresentação e defesa de ideias” explica. O gerente também ressalta a grade curricular, que é desenhada em parceria com indústrias, e a alta qualificação do corpo docente. “Este prêmio reforça que estamos cumprindo nosso objetivo”, afirma.

Lucas, que está no 5º período do curso, reconhece o papel da instituição na sua conquista. “Não só a iniciação científica, mas todo o curso e todos os professores nos incentivam a explorar novas habilidades, desenvolver conhecimentos técnicos, áreas a serem melhoradas. A qualidade do corpo docente tem um papel muito grande na minha formação e na minha carreira”, analisa.

Vestibular de verão com inscrições abertas

Para os interessados nas graduações das Faculdades da Indústria, as inscrições para as provas online e agendadas estão abertas, é só acessar o site: https://www.faculdadesdaindustria.org.br/geracaoi/. As aulas estão previstas para começar em fevereiro de 2021.

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | CUPOLA

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal