Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
23/04/2022

O conhecimento - Pr. Pedro R. Artigas

O conhecimento - Pr. Pedro R. Artigas

O conhecimento

Pr. Pedro R. Artigas

Estamos ainda no tempo da Ressurreição, tempo litúrgico que vai até 10 dias antes da festa do Pentecostes, quando Jesus subiu aos céus. E durante esse tempo como no tempo da Quaresma é bom levantarmos assuntos que nos levem a reflexão. Hoje vamos conversar a respeito do conhecimento, e de sua importância.

A pandemia trouxe diversas novidades no plano do conhecimento, antes dela todos íamos à escola, e tínhamos os professores para nos ensinar as matérias, e durante quase dois anos, tivemos de conhecer novos métodos de ensino. Um desses métodos foi o aprendizado à distância, onde ficávamos em casa e através do celular ou do computador recebíamos então as aulas da escola e tínhamos de estudar depois sozinhos para melhor entendimento.

Durante esse tempo muitos alunos alegaram que não tinham celular ou computador, creio que até poderia ser verdade, afinal um computador custa caro, mas o celular não, hoje em nosso país,para ter uma ideia, um levantamento feito pela consultoria Newzoo mostra que o Brasil tem aproximadamente 109 milhões de usuários de smartphones atualmente, o que corresponde a mais da metade da população. Com isso, o país fica em quinto lugar no ranking global com maior número de usuários desses aparelhos.

Quando olhamos paras essa pesquisa feita em 2021, perguntamos o número de adolescentes que possuem celular e acessam a internet, aí fica significativo um fato, no Brasil, 89% das crianças e dos adolescentes são usuários de Internet. No entanto, 4,8 milhões das pessoas de 9 a 17 anos ainda moram em domicílios sem acesso à rede, o que representa 18% dessa população. E dentro da pesquisa outro fato chama a atenção, no Brasil, 89% das crianças e dos adolescentes são usuários de Internet. Os dados são da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2019, divulgada nesta terça-feira, 23, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).Ao serem perguntados se tinham acessado à Internet nos últimos três meses, 100% da população das classes AB disseram que sim. O número cai para 94% na classe C e desce um tanto mais entre as classes DE, indo para 80%.

Esses números representam a realidade de nosso País, houve entre os jovens a vontade de não estudar, de não aprender, afinal não tinham necessidade de levantar cedo, se preparar e ir para a escola, isto ocasionou uma fissura no aprendizado.

É aqui que volto meus olhos para o livro Santo, no livro de Provérbios no capítulo 1, versículos 2 a 4 que nos ensina: “para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência; para obter o ensino do bom proceder, a justiça o juízo e a equidade; para dar prudência aos simples e o conhecimento e discernimento aos jovens”. Se neste texto o escritor fala diretamente aos jovens, agora na carta do apóstolo Paulo aos Efésios no capitulo 6, versículos de 1 a 4, fala diretamente aos pais: “filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isto é justo. Honre o seu pai e a sua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que tudo corra bem com você, e você tenha uma longa vida sobre a terra. E vocês pais, não provoquem os seus filhos à ira, mas tratem de criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor”. 

Quando o apóstolo nos ensina que devemos obedecer aos nossos pais é porque nossos pais são aqueles que nos dão as primeiras lições de vida, nos ensinam a como se portar em uma sociedade. Então honrar pai e mãe, mostra todo nosso conhecimento daquilo que a sociedade antiga chamava de berço, em outras palavras, a educação e o conhecimento da vida. Essa obediência nos faz ser melhores cidadãos em nossa cidade e em nosso País. Faz-nos cumpridores de nossos deveres. É também aquele que vive bem e tem vida longa, semeando o bem por toda sua vida.

Voltando então ao nosso tema, tivemos que aprender a ter responsabilidade desde cedo, cumprir com as aulas mesmo que fora das salas de aulas, mas na verdade não foi isso que aconteceu, e então a atualidade mostra um aluno despreocupado, desinteressado e o pior agressivo com colegas e professores, pois não tiveram em casa a responsabilidade que os pais deveriam ter ensinado. E outra consequência, o número de jovens que deixaram de estudar é muito alto, e fica a pergunta, o que serão no futuro próximo? Teremos de importar jovens formados para que a indústria não pare? O comércio não tenha falta de profissionais? E estes jovens como viverão se não terão capacitação profissional para exercer atividade especifica? Tudo em nossa vida é atrelado a uma questão: toda ação tem uma reação. Se não estudo não conheço e não tenho formação para exercer atividade em um mundo altamente tecnológico. Se não conheço e não pratico a fé, como vou obedecer a Deus? Se não conheço a Deus como vou influenciar na sociedade? Fico à espera de respostas, e como na antiguidade, um homem chamado Diógenes um saiu com umalâmpada à procura de um homem honesto, eu saio com uma lâmpada para procurar um jovem que tenha capacidade para atuar no futuro bem próximo. Shalom.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal