Goioerê, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
08/01/2022

Visita dos magos - Pr. Pedro R. Artigas

Visita dos magos - Pr. Pedro R. Artigas

Visita dos magos

Pr. Pedro R. Artigas

O livro do Evangelho de Mateus capítulo 2, versículos 1 a 12, nos conta a visita dos magos à Jesus, leiamos o texto: tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: onde está o recém-nascido Rei dos Judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. Ao ouvir isso, o rei Herodes ficou alarmado, e, com ele, toda a Jerusalém. Então Herodes convocou todos os principais sacerdotes e escribas do povo e lhes perguntou onde o Cristo deveria nascer.

Eles responderam: em Belém da Judéia, porque assim está escrito por meio do profeta: e você Belém, terra de Judá, de modo nenhum é a menor entre as principais de Judá; porque de você sairá o Guia que apascentará o meu povo, Israel.

Com isto Herodes, tendo chamado os magos para uma reunião secreta, perguntou-lhe sobre o tempo exato em que a estrela havia aparecido, e, enviando-os a Belém, disse-lhes: vão e busquem informações precisas a respeito do menino; e quando o tiverem encontrado, avisem-me, para eu também ir adorá-lo. Depois de ouvir o rei, os magos partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, parou sobre onde o menino estava. E vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. E, tendo sido avisados por Deus em sonho para não voltarem à presença de Herodes, os magos seguiram por outro caminho para sua terra”.

Segundo a história, estamos com aproximadamente dois anos do nascimento de Jesus. O momento é especial, reis do Oriente o visitam, ainda em sua cidade de nascimento.

 O costume da época era que uma criança pequena que não pudesse depender de si mesma não poderia viajar. Então José e Maria permaneceram em Belém, pois como marceneiro não lhe faltava trabalho.

Já estavam agora alojados em uma casa, e foi ali que os reis chegaram. Homens acostumados a ler estrelas, pois eram astrónomos, Jesus deveria ter nesta época 2 anos de idade,

Os reis instruídos por Deus em sonho tomam outro caminho de volta para suas terras. E José é avisado por um anjo que o rei Herodes querida matar o menino, foge parao Egito, onde permanece por 2 anos, e retorna para a cidade de Nazaré, na Galileia. Aqui temos então o ano 6 a.C. ou o ano zero pelo novo calendário do Papa Gregório.

A visita desses homens vem mostrar algumas coisas interessantes, a 1ª enfatiza a identidade real de Jesus, e o cumprimento da profecia escrita nos céus, como nos diz o versículo.11.

A 2ª, afirmar a origem de Jesus, nascido em Belém, como profetizou o profeta Miquéias no capítulo 5, versículo 2.

A 3ª, enfatizar a fé que ele veio não só para judeus, mas, para todos os seres humanos, versículo.8, contrastando com a hostilidade judaica no versículo.3.

Muito se especula até hoje quem seria essa estrela, se uma especial, aparecida nos céus sem nenhum outro contexto, uma junção de planetas, o que poderia tornar o brilho mais intenso, e até um cometa já foi aventado, mas o certo é que os estudiosos reis do oriente, a seguiram. E por ela foram guiados até o Israel da época, e foram direto a Jerusalém, até o palácio real onde Herodes o Grande, não sabia do nascimento, apesar de conhecer as escrituras. (segundo a história, Herodes morreu no ano 4 a.C.) Jesus nasceu antes do ano zero 6 anos, porque Herodes recebe os reis no ano 4, ordena a morte das crianças menores de dois anos, e ainda nesse ano morre.

Ainda no versículo 8 vemos que Mateus escreve que o rei queria saber onde estava o menino para também ir adorá-lo. Ainda hoje vemos fatos parecidos, quando nos perguntam onde é sua igreja? Queremos também adorar junto com você! E neste contexto nos mostra infelizmente o comportamento das pessoas diante de Jesus.

Os presentes trazidos, indicam a realeza de Jesus, ouro, incenso e mirra, cada um dos presentes um simbolismo, o ouro simboliza a realeza, o incenso seu caráter profético, e a mirra usada para sua morte.

Nesta semana, e neste ano o que temos para oferecer ao Senhor? Será a adoração falsa dos reis de Israel? Ou a adoração pura e de entrega dos reis do oriente. Devemos rever nossas posições frente ao Senhor, e nos entregar a ele como oferta especial, de amor e sinceridade. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal