Goioerê, terça-feira, 16 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
18/12/2021

4º domingo do Advento - Pr. Pedro R. Artigas

4º domingo do Advento - Pr. Pedro R. Artigas

4º domingo do Advento

Pr. Pedro R. Artigas

Estamos chegando ao último domingo do período do Advento. Naquele tempo foi para esperar o nascimento do Salvador, ou como Mateus conta em seu evangelho no capítulo 1, versículo 23: “eis que a vigem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa “Deus conosco”.

Pela cronologia dos fatos faltam 100 anos par acontecer o momento mais precioso para a humanidade, mas também é tempo de preparação, de reflexão. Viver o Advento é viver a esperança da volta de Cristo em todo seu resplendor, autoridade e amor. E na liturgia cristã dois temas chamam a atenção, pois nos relatam a angústia do povo hebreu. O primeiro tema é o Salmo 80, escrito por Asafe ou seus descendentes, e o segundo é a palavra do profeta Miquéias em especial no capítulo 5.

O Salmo 80 foi escrito numa época de grande angústia nacional. Ele é uma oração pela restauração do favor de Deus para com o povo. Neste lindo e comovente cântico, o salmista compara Israel a uma videira que fora cuidadosamente cultivada e transplantada do Egito, mas que, naquele momento, estava exposta à ruína.provavelmente este salmo foi escrito após o reino do norte ter sido derrotado e deportado para a Assíria, conforme o profeta Miquéias alertou a nação em seu livro.

Se lermos o salmo com atenção veremos que o escritor por três vezes pede ao Senhor Deus que restaure o povo. Só que o escritor ao pedir pela restauração ou avivamento, ele esquece que antes de restauração deve vir o arrependimento, o afastamento do pecado. O arrependimento envolve humilhar a nós mesmos e voltar-se para Deus para receber Seu perdão. Ao nos voltarmos para Deus, Ele nos ajuda a nos vermos, inclusive nosso pecado, com mais clareza. Então, quando vemos o nosso pecado, devemos repetir o processo de arrependimento. Somente então podemos ser constantemente restaurados para comunhão com Deus. 

Hoje como naquela época queremos a restauração ou avivamento como falamos atualmente, mas, nos esquecemos de nos limpar de todo pecado e procurar um procedimento, mais santificado para que Deus possa agir inteiramente em nosso coração.

Então vemos o profeta Miquéias falar a esse respeito, pois ele profetizou por 46 anos, passou por três reis de Judá, como está escrito em seu livro no capítulo 1, versículo 1: “palavra do Senhor, que em visão veio à Miquéias, de Moresete, a respeito de Samaria e Jerusalém. Isso aconteceu nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá. Foi contemporâneo de diversos profetas, como Isaías, Jonas, Oséias e Amós.

Profetizou o cativeiro da Assíria, onde também ficou por 10 anos, então podemos dizer que Miquéias é autoridade para anunciar ao povo onde a desobediência pode levar. Mas ele junto a Isaías profetiza a vinda de Jesus, no versículo 2, do capítulo 5, ele escreve: “e você, Belém-Efrata, que é pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de você me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, e desde os dias da eternidade”.

E viu que apesar do povo ter ido ao cativeiro, não se arrependeu de seus maus hábitos, e teve que voltar para o cativeiro, agora o babilônico, onde ficaram por 70 anos. Miquéias chama a atenção do povo para que mudem de atitude, e voltem ao Senhor, assim como nos dias de hoje, quando prezamos muto mais o hedonismo, que a fé. O prazer está acima de tudo, a fé pode esperar para quando eu precisar.  Será que não estamos precisando de um novo cativeiro para voltarmos a fé? Procuramos por um deus que nos sirva sem que tenhamos necessidade de nos comprometer com ele. Queremos um deus com letra minúscula, e não um Deus com letra maiúscula, um Deus com poder, glória e majestade, que corrija nossos atos pecaminosos, mas que ao mesmo tempo,nos oriente e abençoe. Um Deus que caminhe com seu povo, ensine e proteja contra os dardos inflamados do maligno através de nosso comprometimento com Ele. Neste Advento busque pelo Deus vivo e entregue sua vida à Ele, sem colocar regras ou empecilhos, mas simplesmente observe suas leis e orientações de maneira viva e maravilhosa. Pense nisso esta semana antes do nascimento do Deus conosco. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal