Goioerê, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
11/09/2021

Manifestação - Pr. Pedro R. Artigas

Manifestação - Pr. Pedro R. Artigas

 Manifestação

Pr. Pedro R. Artigas

Comemoramos nesta semana o dia mais importante de nosso País, o dia da Independência. Fato ocorrido em São Paulo as margens de um regato chamado Ipiranga, que em idioma tupi-guarani quer dizer rio vermelho. Esse regato marca também nos dias de hoje o início do bairro do mesmo nome em alusão ao fato histórico ali acontecido.

Um pouco de história, conta-nos que D. Pedro vindo de Santos recebe ali as cartas da Imperatriz e ao lê-las, enfurece-se e arranca da farda os distintivos portugueses, e declara a libertação de Portugal. Assim descrita até parece que foi um ato fácil, mas a história nos conta as dificuldades que ocorreram após o ato do então Príncipe do Algarve. Muitas manifestações aconteceram pelo Brasil da época, e foram de tal maneira fortes e grandes que na Bahia a Independência só foi ocorrer quase um ano depois em julho de 1823, com a derrota das forças portuguesas.

Creio que ainda se passarão muitos anos até que possamos estudar e entender os acontecimentos ocorridos neste 7 de setembro de 2021. Não tivemos os desfiles militares pelo País, mas tivemos intensas manifestações de partidários e contrários ao governo federal. E os dois lados mostraram suas pautas de reivindicações, algumas absurdas, outras debochadas, outras plausíveis, mas tudo ocorrendo em boa calma.

E esses movimentos não são prerrogativas atuais, no texto bíblico tivemos muitas dessas manifestações, algumas violentas outra nem tanto, no livro de Deuteronômio escrito por Moisés, no capítulo 28, versículo 13 está escrito: “o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para guardar e cumprir”.

Estas palavras de Moisés podem nos dar uma excelente orientação de como devemos pautar nossa vida. O cristão é colocado por cabeça, ou seja, aquele que governa, mas também aquele que pensa e raciocina, e que age segundo não o coração, mas segundo a razão. Elas estão partindo de todos os seguimentos da sociedade, sempre com muita razão, mas devemos tomar cuidado, não com as manifestações, mas com as possíveis utilizações ou manipulações que podem ocorrer com os menos experientes ou incautos.

Creio que todo aquele que se propõe a se manifestar, de alguma maneira deve saber bem primeiro do porquê está protestando, segundo qual a influência direta de seu protesto na vida dele e da sociedade e em terceiro não permitir que sua manifestação se transforme em baderna com destruição do bem público.  Lembrando ainda as ocorridas em São Paulo, Brasília, com grande concentração de pessoas do País inteiro, e fez com que os nossos congressistas se mexessem e creio sentissem que devem trabalhar, votando leis que aguardavam nas gavetas algumas há mais de 10 anos outras mais recentes e que descansam nas gavetas que necessitam ser votadas. Isso é manifestação de cristão.

Nosso país precisa urgentemente mudar, não podemos continuar sendo o primeiro no mundo em horas trabalhadas para pagamento de impostos. Não podemos continuar tendo a pior educação, comparada em qualidade aos países africanos que são os últimos no rank. Não podemos continuar a ter o pior serviço médico. Estamos em meio a uma pandemia mundial, não necessitamos de senadores e deputados que ficam procurando ver a piora em tudo, mas precisamos de todos os esforços para que a população continue a ser vacinada, não esquecendo que a vacina não é curativa, é preventiva.

Somos colocados por cabeça, então é necessário que tomemos consciência de nossa responsabilidade e como cristãos não nos sujeitemos a sermos manipulados por lado nenhum, e nem permitamos que políticos aproveitadores embarquem em nossas propostas e naveguem por águas que nunca navegaram. É hora de nossos jovens tomarem partido sim e o partido deve ser um Brasil melhor sem corrupção, não só dos governantes, mas a começar por nós.

Precisamos deixar de seguir a lei de Gerson, “brasileiro gosta de levar vantagem em tudo”, para seguirmos a lei de Deus, como Moisés nos ensina no texto escrito acima, se obedecermos aos mandamentos que hoje nos ordena Deus. Essa é a verdadeira razão para nossa manifestação. Vamos Brasil para frente com Cristo a frente sempre, por um País diferente. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal