Goioerê, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
21/08/2021

A sabedoria de Salomão - Pr. Pedro R. Artigas

A sabedoria de Salomão - Pr. Pedro R. Artigas

A sabedoria de Salomão

Pr. Pedro R. Artigas

No livro de Primeiro Reis capítulo 3, versículos 11 a 13 está escrito: “E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e inteligente, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias”.

Eu gosto desse texto pois ele ensina o que é precioso para Deus, e o que Ele gosta de nos dar. As palavras de Salomão foram de alguém que precisa de mais conhecimento e inteligência pra governar o povo. Ele não queria riqueza, também não pediu que seus inimigos fossem derrotados e mortos. Hoje fico abismado quando as pessoas acreditam que devem exigir de Deus riqueza, derrota de seus desafetos, mas esquecem de pedir discernimento. Vão às igrejas como se ali fosse um campo de batalha, onde precisam de armas para combater o inimigo, não para criar vínculos.

Gosto especialmente das palavras de Deus: “Eu te dou um coração sábio e inteligente”. Observemos que Deus faz distinção entre sabedoria e inteligência. Podemos afirmar através dos textos bíblicos como em Provérbios capítulo 1, versículo 7: “o temor do senhor é o princípio da sabedoria, mas os insensatos desprezam a sabedoria e o ensino”., ou ainda no mesmo livro capítulo 2, versículo 6: “porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e a inteligência”.

Observemos que ao Deus nos dotar de inteligência, nós adquirimos o conhecimento pelo aprendizado seja escolar e familiar, mas a sabedoria essa vem do coração de Deus para que possamos viver uma vida diferente. Não é algo que se aprende como matemática, idiomas, ciência, mas traduz a real vivência na Palavra divina.

Na verdade, nossa vida tem que refletir as duas maneiras de viver, de um lado a sabedoria para que possamos nos tornar seres humanos completos, easegunda aprendemos nos bancos escolares e em nossas casas com nossos pais. E dependendo de nossas idades alguns estão no meio caminho, outros como eu já em idade avançada aprendi e venho guardando uma quantidade de conteúdo, que me permitiu prosseguir na vida galgando outrosdegraus de conhecimento. Mas nunca esquecendo que a minha sabedoria vem do Senhor, e que é por ela que minha vida tem que ser regida. Daí que ainda no livro de Provérbios capítulo 3, versículo 1 e 2, ensina como devemos nos pautar: “meu filho, não se esqueça dos meus ensinos, e que o seu coração guarde os meus mandamentos, porque eles aumentarão os seus dias e lhe acrescentarão anos de vida e paz”.

Então a inteligência me mostra como devo me comportar e demonstrar meus conhecimentos na vida. E é através do conhecimento adquirido pela inteligência, que observo as leis, como devo conduzir meu automóvel, como me comportar com minha esposa, filhos, e com a sociedade. Mas pela sabedoria aprendi como estar sob a orientação correta de Deus, como pelos seus mandamentos viver em sociedade sem agredi-la, pois, como nos diz o Salmo 19, versículo 7: “a lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples”. Minha orientação então seja como Salomão, peça ao Senhor um coração cheio de entendimento, para discernir o que é justo, e esqueça as riqueza e bens materiais, pois essas coisas Deus irá com certeza acrescentar em sua vida. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal