Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
26/06/2021

Salmo 100 - Pr. Pedro R. Artigas

Salmo 100 - Pr. Pedro R. Artigas

Salmo 100

Pr. Pedro R. Artigas

Este pequeno Salmo, traz uma mensagem maravilhosa, podemos até dizer que ele sintetiza duas orientações bem definidas. Suas primeiras palavras traduzem a alegria do escritor: “celebrem com júbilo ao Senhor, todas as terras”.

Ele faz parte de uma sessão de hinos de louvor e gratidão a Deus. Segundo alguns teólogos esta preciosidade poética estabelece o modelo de uma vida espiritual bem sucedida; chegar à presença de Deus através do louvor dinâmico, o que inclui canto, alegria, agradecimento e adoração.  Mas também representa um chamado eloquente de louvor. Ele foi escrito para ser usado como hino processional. Ele não tem seu autor revelado, é pelo louvor sentido dentro do coração consternado, alegre e ciente de que viver na Graça é maravilhoso.

Podemos dividi-lo em 2 partes, a 1ª uma procissão cheia de alegria, versículos 1-3 celebrai com júbilo ao Senhor, este primeiro chamado para o culto pode muito bem ter sido cantado por um coro fora dos recintos do Templo. O fundamento elementar dessa adoração é o conhecimento de Deus; isto é, um reconhecimento de que o Senhor é Deus, Criador e Pastor do Seu povo Israel. É este conhecimento que conduz ao louvor cheio de alegria, expresso em Cânticos.

O versículo 2, começa com uma palavra interessante,servi, no hebraicoé a palavra abad, que pode ter diversas traduções, tais como realizar tarefa em lugar de alguém, ser servo, cultuar. Também pode ser traduzido por escravo, trabalhador. Pegando pela tradução de servo, podemos dizer que é alguém que age sob as ordens de um superior, não age isolado. O mais importante portador dessa designação é o messiânico “Servo do Senhor” em Isaias capítulo 42, versículos 1 e 2: “eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em que a minha alma se agrada. Pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios”. Para entendermos o que representa este Salmo 100, devemos estudar o Salmo 35, versículo 27 de Davi, quando diz: “cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão! Que eles digam sempre: Glorificado seja o Senhor, que se compraz na prosperidade do seu servo”.Ilustra quanto o Senhor valoriza seus servos e se inclina favoravelmente com o bem estar de cada um dos seus servos.

A segunda parte dos versículos 4-5, uma entrada cheia de gratidão, entrai por suas portas com ação de graça. Este segundo chamado para o culto talvez fosse o convite feito por um coro agora dentro dos recintos do Templo. Os crentes, aproximando-se das portas, eram convidados a continuarem o seu culto entrando por elas e, então, nos átrios. Os fundamentos elementares seguintes são a ação de graças, louvor, oração e conhecimento adicional do caráter de Deus. O versículo 5 tem a fórmula de adoração daquele que reconhece a Deus como seu Senhor verdadeiramente, o chamado ao louvor está baseado em três válidas razões descritas aqui: os atributos divinos de bondade, amor e fidelidade devem ser reconhecidos pelos crentes em qualquer período de tempo.

É um salmo pequeno, mas cheio de gratidão, de reconhecimento e de alegria contagiante, por aquele que reconhece o Deus verdadeiro. É alegria indescritível, majestosa, pois Ele é Senhor. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal