Goioerê, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
22/05/2021

Compromisso e Prioridade - Pr. Pedro R. Artigas

Compromisso e Prioridade - Pr. Pedro R. Artigas

Compromisso e Prioridade

Pr. Pedro R. Artigas

Gostaria de poder estar escrevendo a respeito da festa do Pentecostes, que será neste domingo, mas hoje é prioridade realçarmos a necessidade de continuarmos em isolamento. Nossas vidas são cheias de diversos compromissos, mas de poucas prioridades. Temos algum problema em definir o que realmente é compromisso e o que é prioridade. Sempre acreditamos que tudo que fazemos ou planejamos fazer é prioridade em nossa vida. Olhemos para o atual momento, temos que nos segregar socialmente para combatermos uma doença que está afetando e atingindo o mundo todo. Isto é prioridade, não compromisso. Se queremos não ficar doentes ou trazermos essa doença para nossas casas, devemos assumir a prioridade de nos isolar até que ela passe.

A Bíblia no livro de Êxodo capítulo 12, versículos de 11 a 13 nos mostra um compromisso de Deus e uma prioridade do povo judeu. Leiamos o texto: “Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor.E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito”.

Veja que aqui temos as duas coisas ao mesmo tempo, da parte de Deus que firma seu compromisso em salvar o povo da escravidão, e a prioridade do povo em realizar o compromisso de Deus. Podemos dizer que o mesmo está agora acontecendo, só que o compromisso não veio da Palavra de Deus a nós povo, mas através de nossos governantes, que analisaram a situação e chegaram à conclusão de que seria de bom alvitre que permanecêssemos segregados até que a doença pudesse passar.

Por não sabemos o que é prioritário para ser realizado, nos envolvemos em diversas atividades ao mesmo tempo, afirmando que tudo é prioritário, e o que é pior, raramente obedecemos às ordens que nos foram passadas, um exemplo, a norma atual diz que idosos não devem ir aos Supermercados, mas desobedecemos, e vamos em grupo ou paramos lá dentro para conversar e nos cumprimentar como se estivéssemos em tempos normais de vida. Assim procedemos até que infelizmente a doença atinja alguém de nossa casa, aí é que vamos perceber a realidade do que era prioritário, e vamos aos microfones e chorando dizemos que a doença mata, e que devemos obedecer, mas infelizmente, aí é tarde.

Voltando ao texto de Êxodo, vemos que o povo precisa primeiro escolher o cordeiro, matá-lo e guardar o sangue para passar nos umbrais da porta da frente das casas, para que? Para que a morte não alcançasse aos que lá estavam. É a mesma ordem de hoje. Se vamos sair devemos usar a máscara, que podemos dizer que é o sangue no umbral, para nos livrar da doença e da morte. Mas fazemos exatamente o contrário. 

E agora voltando nossos olhos para nossa fé temos agido da mesma forma, ainda não sabemos o que priorizar, se orar, se testemunhar, ou se simplesmente ficar sem fazer nada, só na contemplação. E essa falta de objetivo atrapalha toda nossa vida, pois não desenvolvemos algo produtivo.Atrapalha ainda nossa vida secular, pois a falta de compromisso e prioridade não nos indica o caminho que devemos seguir,e nos perdemos em atalhos e enroscos que nos distraem e tomam tempo precioso.

Quando Deus através de Moisés deu a ordem ao povo para se proteger, ele firmava seu compromisso, e dava ao povo a oportunidade de testemunhar seu bem sobre sua vida. É dentro desse espírito que devemos agir e nos portar em nossos dias. Essa doença vai passar, mas até que passe é necessário que obedeçamos ao que nos dizem os governantes, como o povo judeu no cativeiro, eles sabiam que após a noite da morte viria o dia que traria a eles a salvação e a liberdade, dessa maneira pensemos nisso e obedeçamos.

Hoje em nossas vidas temos diversos ídolos e deuses que atrapalham nosso desenvolvimento, não conseguimos enxergar a prioridade de nossas vidas. acreditamos que o fato de sermos jovens e termos boa saúde não necessitamos de muitos procedimentos, e isso neste momento vem fazendo com que muitos jovens estejam sendo contaminados e o pior, levando essa doença para dentro de suas casas e contaminados os mais idosos.  Não priorizamos a vida, como também não temos priorizado a Cristo em nossas atividades, nem em nossa vida espiritual, aceitamos tudo como correto, como certo, não pesamos não priorizamos nossas vidas espirituais, simplesmente as levamos.

Amados na carta de Lucas, emAtos dos Apóstolos capítulo 4, versículo 33 está escrito que os apóstolos davam com grande poder testemunho da ressurreição, vamos ler o texto: “E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça”. Eles também demoraram para enxergar qual era a prioridade da vida, somente após a ressurreição e o tempo com Jesus ressuscitado é que entenderam a prioridade de anunciar a ressurreição.Agora, não é momento de festar, é hora de resguardar a vida para podermos desfrutá-la mais à frente, e quando priorizamos a Cristo somos abençoados com abundante graça, Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal