Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
24/04/2021

As visitas de Deus - Pr. Pedro R. Artigas

As visitas de Deus - Pr. Pedro R. Artigas

As visitas de Deus

Pr. Pedro R. Artigas

Muitas vezes lemos na Bíblia as visitas de Deus ao seu povo. Lemos e demoramos a acreditar que Deus possa nos visitar nos dias de hoje. Vemos por exemplo a visita de Jesus entre nós, sua vida e sua morte e sua poderosa ressurreição. E muitas vezes nossa mente divaga, e pensamos se Deus visitou seu povo; viveu entre eles, comeu, se alegrou com todos, fez maravilhas que mudaram o mundo, porque agora não mais visita seu povo?

Eu creio nas palavras da Bíblia, em Jó capítulo 7, versículos 17 e 18: “Que é o homem, para que tanto o estimes, e ponhas nele o teu cuidado, e cada manhã o visites, e cada momento o ponhas à prova?” sim o Senhor Deus nos visita rotineiramente a cada manhã, olha para o nosso dia, e nos orienta em nossas tarefas, se o pedirmos é claro! Mas Ele também cuida da nossa noite, conforme o salmista no Salmo 65, versículo 9: “Provas o meu coração e de noite me examinas; tu me sondas e nada encontras; decidi que a minha boca não pecará”. E se quisermos ainda mais convicção vejamos o Salmo 121, versículos 3 e 4: “Ele não permitirá que os seus pés vacilem, não dormitará aquele que guarda você. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel”.

Então observando a Palavra vemos que o nosso Deus está sempre sobre nós com sua proteção, e sua orientação, e que Ele também examina nosso coração à noite, para que não pequemos.

Ele é nosso protetor, ele ouve nossa súplica, e no seu devido tempo nos atende. Porquanto tempo terá sido a oração do povo judeu no cativeiro? Creio que não de ontem para hoje, como nós fazemos em nossos momentos de aflição. Acreditamos que se gritarmos, ou se insistirmos em nosso pedido, ele virá com presteza e nos dará a bênção pretendida, e nos esquecemos que o tempo d’Ele é diferente do nosso tempo. Ele vive no Kairós e nós no Chronos, e o que são essas medidas de tempo?

Vejamos agora: “Kairós é uma palavra de origem grega, que significa "momento certo" ou "oportuno", relativo a uma antiga noção que os gregos tinham do tempo. No âmbito religioso, a palavra kairós é utilizada no sentido de "tempo espiritual" ou "o tempo de Deus", que é divergente do conceito cronológico de tempo terrestre, ou seja, as horas, os dias, os anos e etc. O chamado "kairós de Deus" não pode ser medido.”

E o tempo humano é o Chronos: Já o conceito de cronos está relacionado com a ideia de tempo cronológico e físico, como as horas, os minutos, os dias e etc. Ora vivemos o tempo Chronos, que é aquele cheio de burocracia, controlado por cronogramas, pelas horas, os prazos determinados para finalizar algum trabalho.

Esses dois espaços de tempo são antagônicos entre sí, pois um é regido pela hora, dia, ano, e o outro é o tempo supremo de Deus, é atemporal, não pode ser medido.

Voltando então, veremos que Deus no seu tempo, ou será que ele esperou por um homem que pudesse levar a obra adiante? Esse é o seu tempo! Moisés foi incumbido então de promover a libertação do povo do cativeiro egípcio.

Da mesma forma que hoje o tempo de Deus e suas visitas à sua criação se fazem sempre. Precisamos pedir, podemos dizer uma visita especial ao nosso povo para nos libertar da servidão, e para que avive em nós a sua obra. Como o salmista Asafe no salmo 80, versículo 14: “Ó Deus dos Exércitos, volta-te, nós te rogamos! Olha do céu, vê e visita esta vinha!”  esta vinha pode a nossa igreja, ou a congregação, e é extremamente importante para o nosso crescimento na verdade da Graça, e para movimentar nosso coração para a evangelização. Foi por esse motivo que Jesus após ressuscitado continuou, mais cinquenta dias entre nós, para rememorar aos agora apóstolos, seus ensinamentos. Invoquemos o Senhor enquanto podemos achar, segundo o profeta Isaías no capítulo 55, versículo 6: “busquem o Senhor enquanto ele pode ser encontrado; invoquem-no enquanto ele está perto”. Hoje mais que nunca a igreja de Cristo precisa de um avivamento, é tempo de buscar o Senhor. É tempo de pedir por uma visita especial. Shalon.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal