Goioerê, terça-feira, 16 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
26/03/2020

Karatê - Kyokushin

Karatê - Kyokushin

Karatê - Kyokushin

História

Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos
 

O karate kyokushin foi criado há mais de 60 anos no Japão por Masutatsu Oyama. Durante dez anos, ele viajou pelo mundo demonstrando seu próprio estilo, confrontando-se com diversos lutadores. Sua técnica e poder eram enormes, chegando a matar touros com as próprias mãos. Ao participar de torneios nos Estados Unidos, foi considerado pela crítica norte-americana como “o homem mais forte do mundo”.

Sosai (presidente) Oyama batizou seu estilo com o nome de kyokushin, cujo significado é “aprofundar-se na verdade”. No Brasil o estilo foi introduzido em 1972 pelo shihan (mestre) Seiji Isobe.

A principal diferença entre o kyokushin e os outros estilo de karate é que suas técnicas são compactas, para contato. O kyokushin visa a luta e o confronto direto entre os praticantes nas competições que promove.

Fundador

Masutatsu Oyama nasceu com o nome de Yong I-Choi, no dia 27 de julho de 1923, na Coréia do Sul. Aos nove anos estudou o Kempo do sul da China, chamado Dezoito Mãos. Em 1938 viajou para o Japão com a intenção de se tornar o primeiro piloto de guerra coreano. Embora a carreira militar não desse certo, continuou treinando artes marciais. Observando alunos praticarem o karate de Okinawa, interessou-se pela arte e foi estudar na academia de Gichin Funakoshi, onde aprendeu o estilo shotokan, graduando-se rapidamente também no estilo goju ryu, judô e boxe. Aos 23 anos partiu para um retiro no Monte Minobu, na província japonesa de Chiba, mas após 14 meses terminou seu isolamento. Em 1947, mesmo vencendo o Campeonato Nacional de Artes Marciais do Japão, reiniciou novo isolamento em ritmo de treino frenético, dessa vez no Monte Kiyozumi. Após 18 meses de treinamento intensivo, retornou à civilização apto a divulgar sua experiência e seu método devastador de Karate.

Em 1950, Oyama começa a testar sua técnica e força lutando contra touros de arenas. No total combateu com 52 deles, sendo que três morreram instantaneamente e 49 tiveram seus chifres arrancados com os poderosos golpes do mestre. Na década de 50 viajou para os Estados Unidos, demonstrando seu Karate e sua filosofia de combate. Durante os anos seguintes, aceitou todos os desafios, resultando em lutas com 270 adversários diferentes. A maioria delas venceu com apenas um soco. Em 1953 abriu seu primeiro dojo a céu aberto, em Tóquio. Somente em 1956, abriu sua escola definitiva que no ano seguinte já contava mais de 700 membros. A central mundial foi oficialmente inaugurada em 1964, e somente então o nome kyokushin foi adotado. Shokei Matsui é o atual substituto legal e grão-mestre japonês que dirige a organização Kyokushinkaikan após a morte de Oyama em 1994.

Juramento da Academia

 

• Treinaremos firmemente nosso coração e nosso corpo para termos o Espírito inabalável;
 

• Alimentaremos o verdadeiro significado da arte marcial do karate para que no devido tempo nossos sentidos possam atuar melhor;
 

• Com verdadeiro vigor procuraremos cultivar o Espírito de abnegação;
 

• Observaremos as regras de cortesia, respeito aos nossos superiores e abstermo-nos da violência;
 

• Seguiremos nosso Deus e eternas verdades e jamais esqueceremos a verdadeira virtude da humildade;
 

• Olharemos para o alto, para a sabedoria e para o poder, não procurando outros desejos;
 

• Toda nossa vida, através da disciplina do karate, procuraremos preencher a verdadeira significação da filosofia da vida.

 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos

Escreve sobre

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal