Goioerê, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
07/03/2020

O cego de Jericó - Pr. Pedro R. Artigas

O cego de Jericó - Pr. Pedro R. Artigas

O cego de Jericó

Pr. Pedro R. Artigas

Nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas há um texto interessante para ser estudado agora na Quaresma, é a história de Bartimeu o cego em Jericó. Estaremos observando o texto do Evangelho de Marcos capítulo 10, versículos de 46 a 52.Estamos no final da primeira semana da Quaresma, momento que com certeza poderá mudar os rumos de nossa vida se aproveitarmos para refletir o significado. 

E este texto de Marcos é interessante para o que teremos pela frente. Se num momento muitas vidas estão tentando seguir o Mestre poucos querem o Salvador Jesus. Seguir um mestre é fácil, pois quando não gosto de seus ensinamentos simplesmente me despeço e me volto para qualquer outro mestre que esteja em evidência. Mas seguir aquele que pode devolver a vida que nos foi tirada pelo pecado é diferente, pois não estamos somente seguindo, mas sendo transformados pelo seu testemunho em nossa vida.

No texto, Bartimeu, cego por alguma enfermidade, não de nascença estava à beira do caminho, assim como tantos outros cegos também hoje estão sentados, ouvindo e se alimentando de sua série de mestres, que nunca satisfazem suas necessidades mais básicas, aqui neste caso a de enxergar.

Precisamos analisar que Bartimeu reconhece o messianismo de Jesus pelo uso do título “Filho de Davi”, e este milagre é seu último antes da crucificação, então é significativo o chamado do cego. É interessante que como naquele tempo, hoje também muitos procuram atrapalhar aqueles que querem conhecer a verdade, e muitos o repreendiam, pedindo que se calasse, mas sua vontade de enxergar era muito maior e continuou a gritar sem se importar com o que pensassem dele, pois acreditava que Jesus poderia ouvir e parar para vê-lo.

Outro fato que chama a atenção é o que o Evangelista realça no versículo 46, “estava à beira do caminho”, e isso é deveras importante, estar à beira do caminho quer dizer, estar fora do contexto, não ter importância, ser descartável. Se olharmos para o nosso tempo veremos que muitos se consideram também fora do caminho, acreditam que suas vidas não têm importância, não são notados. São pessoas que ao passarmos procuramos não ver, se estamos parados em algum semáforo com certeza fecharemos o vidro de nosso carro para não atendermos a oseu chamado.

E realmente Jesus para e o chama, o Senhor lhe dá importância eatenção, e agora a multidão parece procurar dificultar sua chegada até Jesus. somente quando Jesus para e o chama,  aqueles que estavam a pouco dizendo para que ficasse quieto, agora o encorajam, pois o Verdadeiro Mestre parava e o chamava para o caminho, e aquele que estava à beira, que não tinha valor, não tinha honra, não tinha nada, era somente um cego e pedinte agora é chamado pelo Senhor de volta ao convívio de todos, ele se torna novamente gente.

Infelizmente muitas vezes nós podemos ser essa multidão que segrega, que exclui, que não fala das maravilhas do Mestre Salvador, falamos de tudo, conhecemos tudo, mas não conhecemos a realidade do Mestre Salvador.A fé de Bartimeu fez com que ele não se importasse de gritar pelo Mestre Salvador, como fez a mulher com fluxo de sangue, também no Evangelho de Marcos capítulo 5, versículo 28, ela teve coragem de buscar e tocar nas franjas da vestimenta de Jesus, tinha certeza que seria curada, não importava que a multidão a comprimisse, que tentasse afastá-la do objetivo.

O cego então lança o que de mais precioso tinha, sua capa, mas que também tinha toda sua história de pedinte, de excluído, e chega a Jesus que pergunta o que queria, sua resposta é clara, forte, objetiva, quero ver, enxergar.  Muitas vezes nós também precisamos como Bartimeu lançar fora de nós a capa da incredulidade, do desamor, e nos lançarmos aos pés de Jesus e com toda a força de nossos pulmões gritar quero enxergar, quero ver e ter a vida que só o Senhor pode me dar.

A resposta de Jesus mostra que é necessário que tenhamos fé para recebermos a bênção, coragem para buscá-la, ser bênção, ser obediente e fiel, são condições para receber a bênção, pois a resposta de Jesus é significativa, tua fé te salvou. Essa é a condição, ter fé, pois a fé nos cura, espiritualmente e fisicamente. Então amados busquemos aqueles que estão à beira do caminho, sem alento, para que venham ter a alegria que só Jesus pode dar. E agora neste período de Quaresma é oportuno para ajudarmos quem está fora do caminho. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal