Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
26/02/2020

Karatê - Shito Ryu - Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos

Karatê - Shito Ryu - Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos

Karatê - Shito Ryu

História
Mestre Kenwa Mabuni, o criador do Shito Ryu, nasceu em Shuri, na ilha de Okinawa, no dia 14 de novembro de 1889 e morreu no dia 23 de maio de 1952 aos 63 anos. A família Mabuni é descendente do famoso samurai Onigusuki.

Quando tinha 13 anos, Kenwa Mabumi, um garoto muito fraco, buscava uma maneira de melhorar sua forma física. No ano de 1903, indicado por um amigo, ele se tornou aluno do mestre Anko Itosu (1852-1915), que vivia em Shuri naquela época.

Em 1908, com 20 anos de idade, começou a ter aulas com Kanryo Higaonna (1852-1915) que lhe apresenta ao seu grande amigo Chojun Miyagi (1888-1953), criador do estilo Goju Ryu.

Ao finalizar seus serviços acadêmicos, Mabuni engaja-se no serviço militar, o que lhe torna possível ingressar na polícia. Graças a esta ocupação, ele teve a chance de ir para Okinawa e conhecer as artes marciais clássicas da ilha chamadas Ryukyu Kobujutsu. Foi assim que ele aprendeu a usar o Bo (bastão longo) com os mestres Aragaki e Soeishi e o punhal Sai do mestre Tawada. Permaneceu na polícia durante 12 anos, enquanto sistematizava seu método de karate.

Durante o início da Era Showa, por volta de 1928, Kenwa Mabuni estabelece-se em Osaka e abre um dojo para dar aulas, mesclando a corrente Shuri, aprendida com o mestre Itosu, e a corrente de Naha com o mestre Higaonna. Em suas aulas, Mabuni incluiu a prática do uso de armas tradicionais de Okinawa.

A partir dos nomes desses dois mestres, e em memória a eles, Mabuni batizou sua escola de Shito Ryu. “Shi”, proveniente do ideograma Ito de Itosu, e “To” do ideograma Higa de Higaonna.

Seu filho, Kenei Mabuni, nascido no dia 13 de fevereiro de 1918 é quem dirige a escola nos dias de hoje. Ele aprendeu a arte marcial com seu pai e também estudou Kendô com o Mestre Yauhiro Konishi (1893-1983) e Ninjitsu com o mestre Seiko Fujita (1899).

Características Técnicas

O Shito Ryu possui katas de Shuri-Te, Naha-Te e Tomari-Te. Utiliza velocidade e técnicas retilíneas do Shuri-Te. A força concentrada foi adquirida pelo Naha-Te.

Suas técnicas são mais simples quando comparadas aos outros estilos de karate, assim como o período de prática é mais curto, embora um pouco mais intenso. As técnicas de defesa são basicamente com mãos abertas para obter velocidade. Os ataques são geralmente retilíneos. As defesas tendem a ter uma saída de 45 graus.

A influência de três técnicas permitem que o praticante perceba a diferença entre elas, usando variações distintas. O trabalho em duplas é enfatizado, principalmente no Kumite (combate). As posições mais características no estilo são: Sanchin-dachi, Motodachi, Siko-dachi, Zenkutsu-dachi, Neko-ashi-dachi e Kokutsu-dachi. FONTE(NIPPOBRASIL).

OSS!

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos

Escreve sobre

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal