Goioerê, terça-feira, 16 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
15/02/2020

Pesca maravilhosa - Pr. Pedro R. Artigas

Pesca maravilhosa - Pr. Pedro R. Artigas

Pesca maravilhosa

Pr. Pedro R. Artigas

 

No Evangelho de Lucas no capítulo 5, versículos 1 a 11, temos o relato da chamada dos primeiros discípulos de Jesus, contado pelo momento da pesca maravilhosa. Aqui neste texto Jesus chama alguns pecadores, homens considerados rudes, devido aos afazeres, de pouca instrução, mas de grande coração. Hoje ainda Jesus chama homens e mulheres rudes, a rudeza do chamado de hoje é para aqueles que não se entregam facilmente aos aspectos do mundo e nem se deixam levar pela conversa afiada e melosa do Maligno,  mas, que tem dentro de si um grande coração para a propagação do seu ensino.

Vejamos o texto de Lucas: “E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. 

E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sob a tua palavra, lançarei a rede.E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se lhes a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. 

E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram”.

Era ainda madrugada, pois os pescadores estavam lavando as redes do uso da noite. Ele chega, entra em um dos barcos e pede para afastar um pouco da praia, e o usa como púlpito para sua palavra. Um fato, era ainda de madrugada e o povo já se apertava para ouvi-lo. Creio que em um primeiro momento, Pedro e os outros pescadores, pensaram lá vem Ele atrapalhar todo nosso trabalho de limpeza das redes.

Mas a palavra de Jesus é por demais poderosa, e ao ensinar a todos que ali estavam ouvindo, de alguma forma toca seus corações apesar de ainda duvidarem, e aqueles pescadores que ali estavam são agora convocados a voltarem ao mar e lançarem as redes novamente. Pedro como qualquer um de nós dúvida das habilidades de Jesus em pescar, pois de acordo com o conhecimento deles os peixes subiriam a noite para comer e durante o dia se refugiavam no fundo do lago.  

Nós também em diversas oportunidades duvidamos do poder e do amor de Jesus, e dessa maneira infelizmente deixamos de buscá-lo em todas as situações. O que não aconteceu com Pedro, que mesmo duvidando, jogou toda responsabilidade para Jesus, como se dissesse: “olha, em toda minha vida de pescador eu sei que a boa pescaria acontece a noite e não durante o dia”.

Mas Pedro, diz sob tua palavra, ou porque mandas, assim farei. Pedro tinha a certeza de que nada apanhariam, mas sob a fé em Jesus ele faria. Pedro depois do estudo fora tocado, e agora estava pronto a crer na palavra do Mestre mesmo em assuntos nos quais Jesus não teria naturalmente conhecimento.

Mas a dúvida sempre nos acompanha, aconteceu com Abraão, com Moises, com Gideão e diversos outros na história bíblica, mas que mesmo assim seguiram as ordens divinas. Se estudarmos com atenção veremos que Maria também teve em seu coração a dúvida de como poderia ter um filho sem conhecer a um homem, mas Deus que nos conhece sabe da nossa incredulidade e por isso mesmo sempre espera um passo nosso em sua direção para nos maravilhar com seu Poder.

Hoje pedimos um sinal, mas continuamos parados, nada fazendo, o interessante que fazemos o mesmo com nossos vícios, sejam quais forem, tentamos, fazemos promessas, mas continuamos no erro, não temos confiança em Deus que pode nos libertar do pecado. Pedro aqui duvidava de Jesus, e de certa forma pediu um sinal, e ao lançar as redes, viu o poder de Jesus pois as redes ficaram a ponto de arrebentarem de tanto peixe.

Fez Pedro e seus companheiros verem-se em uma nova luz. Perceberam que eram indignos, mas Jesus os queria ao seu lado, assim como nós quando compreendemos que nada somos e Jesus nos restaura e nos coloca em pé. Jesus agora nos chama para uma nova missão, sermos agora pescadores, ou como diz o grego, seriam capturadores de algo vivo, ou capturadores de pessoas.

Você também é chamado a ser capturador de pessoas para o amor de Jesus. Pense nisto e verifique o que está fazendo, você tem jogado a rede? Ou tem ficado com as redes no barco esperando que Jesus faça o milagre de lançar os peixes para dentro do seu barco? Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas | Igreja Metodista

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal