Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
23/01/2020

O início do Ministério - Pr. Pedro R. Artigas

O início do Ministério - Pr. Pedro R. Artigas

O início do Ministério

 

Pr. Pedro R. Artigas

 

Estamos no começo do novo ano e agora a Igreja cobre-se de verde anunciando o chamado tempo comum que também é o início do ministério terreno de Jesus.

Sua primeira ação na nova fase de sua vida é ir até João, o Batista, para receber o poder do Espírito Santo, para apesar de não ter pecados ser batizado. No Evangelho de Lucas, capítulo 3, versículos 15 e 16, lemos a seguinte palavra: “E, estando o povo em expectação, e pensando todos de João, em seus corações, se porventura seria o Cristo, respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.

Logo após essa palavra de João, Jesus se apresenta para ser batizado, ainda em Lucas nos versículos 21 e 22: “E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo”.O momento é de extrema beleza, João está à beira do rio Jordão, batizando aqueles que ouviam e recebiam a palavra, quando Jesus como um homem qualquer se aproxima para ser levado às águas.

O povo que estava ali reunido acreditava que João fosse o Messias, pois estavam cansados da opressão dos romanos, e podemos ter como paralelo o que está acontecendo hoje com os palestinos de Gaza, onde cidadãos comuns estão no meio de um conflito armado terrível.

O mesmo acontecia ao povo judeu na época. O império romano não era de modo nenhum diferente do atual Israel, com poder de fogo de um dos maiores exércitos da atualidade. É nesse contexto que Jesus aparece para ser batizado. João quando o vê diz que não é digno de desatar as sandálias dEle.

Entendemos o batismo de João como sendo uma experiência de salvação, e de certa forma modificando o conhecimento da época de perdão de pecado. Diferentemente do nosso batismode hoje, que marca sua entrada como membro da denominação, e não mais como símbolo de perdão e salvação.

Ao nos deixarmos levar às águas temos uma experiência física, humana, mas que deve transcender o ato, pois Jesus quer nos colocar dentro do Espírito, identificando-nos como totalmente ligado ao Senhor. É uma experiência sem par que deveríamos nos lembrar sempre, e procurarmos viver essa experiência todos os dias da vida.

O fogo falado por João é para nos purificar e destruir tudo que temos de mal, que possa atrapalhar nossa caminhada na fé.Podemos então ter a certeza que a salvação em Jesus Cristo é purificadora para todos aqueles que o aceitarem, mas é destruidora para aqueles que o rejeitarem, assim voltamos ao batismo que era feito por João, não simplesmente uma aceitação na nova denominação que estamos frequentando, mas uma inteiração da Graça Poderosa de Deus que transforma nossas vidas.

Quando Jesus está dentro das águas, o Espírito Santo o unge para o sacerdócio. A pomba simboliza a bondade, inocência e serenidade.

As palavras divinas, extraídas do Salmo 2, versículo 7: ‘Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei”, e de Isaias capítulo 42, versículo 1: “Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.

As duas palavras afirmam que Jesus é o Rei Messias que deve realizar a missão do Servo. Uma contradição, um rei que executa a missão de um servo. Assim devemos ser nós também, salvos pela graça, mas realizando sempre a missão de servo de Cristo. Comece o novo ano tendo em mente sua condição de salvo em Cristo, não pelo batismo, mas com sua confissão, como ensina a carta de Paulo aos Romanos, capítulo 10, versículos 9 e 10: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”, e realize a grandiosa missão de levar a palavra de Salvação a todos os povos, nunca esquecendo que “os povos” começam pela nossa casa, rua, bairro, cidade e assim por diante. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas | Igreja Metodista

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal