Goioerê, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
15/12/2018

A importância do servir - Pr. Pedro R. Artigas

A importância do servir - Pr. Pedro R. Artigas

A importância do servir

 

Pr. Pedro R. Artigas

Igreja Metodista

 

Estamos no período do Advento comemorado pela Igreja Cristã, quatro semanas antes do Natal, ou nascimento de Cristo, é um momento importante dentro do contexto cristão, pois narra uma época onde não houve profeta sobre a terra e fala das ações do povo durante esse período.  Nesta semana quero lembrar a importância do servir, ou do ser servo, e para falar desta importante missão ninguém é mais precioso que Maria, mãe de Jesus.

Muitas vezes olhamos para esta jovem que com pouco mais de 13 anos foi incumbida pelo Criador de ser a mãe de seu Unigênito Filho. Quando lemos nos Evangelhos a resposta desta jovem ficamos pensando em sua decisão, pensada, madura, conhecedora dos desígnios que haveriam de vir sobre seu primogênito e assume com profundidade a missão que lhe é confiada.

É importante lembrar que Maria não sentiu em si o orgulho de ter sido escolhida para ser o ventre de onde sairia o Salvador da humanidade. Antes em atitude de extrema humildade, perguntou em seu coração do porque daquela aparição e do porque da saudação do anjo. Não havia nela soberba, era serva e sabia de sua condição. Quando lemos este texto no livro de Lucas capítulo 1, versículos 28,29: “O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!"Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação”. Podemos afirmar sem dúvida nenhuma o quanto Maria tinha intimidade com Deus, e também o quanto ela vivia em oração perante Deus.

A vinda do anjo não a assustou nem lhe infligiu medo ou surpresa, mas o proclamar da notícia sim, não que temesse a responsabilidade de ser a mãe do Filho de Deus, mas conforme sua pergunta: como poderia ter um filho se ainda não havia conhecido seu marido? Maria conhecia muito bem as Escrituras e sabia que somente através de um nascimento virginal, poderia vir o Salvador de todos ao mundo.

Vejamos também que o anjo diz a Maria: que ela era favorecida, ou seja, poderíamos traduzir por cheia de graça, que é quem é recipiente da graça e não fonte da graça. Maria é sabia, e por isso não teve dúvidas em simplesmente dizer cumpra-se em mim a tua vontade, como podemos ler no versículo 38 do capítulo 1 de Lucas.

A mensagem de hoje poderia ser simplesmente dizer que o verdadeiro cristianismo é aquele que é praticado por homens e mulheres sensíveis e humildes à palavra de Deus, pois podemos ser sinceros, ou religiosos, mas não sermos humildes e obedientes a Deus. Um outro motivo também bastante intenso é que precisamos aprender a ser servos, e não senhores, o que infelizmente se tem muito praticado nos dias atuais,e temos o costume de usar a Deus, e não de ouvir Deus. Queremos que Deus faça as nossas vontades, mas não queremos fazer a sua vontade. Se analisarmos nossa postura perante Deus hoje em dia, veremos que infelizmente nos dirigimos a Ele com arrogância,  com insensibilidade, e com inamistosidade, ou seja, não somos amigos de Deus, queremos que tudo nos seja feito, queremos ser os senhores da terra e do universo, cremos que tudo nos pertence e que podemos dispor de tudo sem consequências, a começar pelo nosso corpo.

Os dias do advento nos preparam para que possamos melhor entender seu nascimento e sua vida, a começar por sua mãe, que nos mostra claramente que foi serva e não senhora, e que é preciso reler os Evangelhos e redescobrir a verdade e a simplicidade da vida em Cristo. Isto é Advento tempo de espera e esperança. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal